A novidade no treinamento com bola do Caxias nesta segunda-feira (9), na reapresentação do elenco, foi o atacante Wesley Pomba, 20 anos. O jogador chega por empréstimo do Grêmio até o final da Série D do Brasileirão. O departamento de futebol grená aguarda apenas resolver questões burocráticas para anunciar o atleta, que já integra o grupo do técnico Thiago Carvalho.
O jovem foi chamado para compor a equipe profissional do Tricolor pela primeira vez no clássico Gre-Nal 435, que o Inter venceu por 1 a 0, com gol de David pelo Campeonato Gaúcho 2022. O técnico gremista era Roger Machado.
Natural de Encruzilhada do Sul, no interior do estado, Pomba está no Grêmio desde os 10 anos. A vinda do atleta ao Estádio Centenário não está ligada a lesão do atacante Bustamante, que teve uma entorse no joelho direito. O atleta já vinha tratando com o time da Serra ainda quando o Caxias trouxe o volante Pedro Cuiabá e Guilherme Azevedo, ambos do Grêmio. O último deixou o Caxias e acertou com Ypiranga.
No Grêmio, Wesley é tratado como um ponta agudo pela direita, de velocidade, mas pode jogar nos dois lados do campo. Em 2022, o então técnico do time de transição do Grêmio, Cesar Lopes, falou sobre as características do jogador para GZH.
— Ele joga preferencialmente pelo lado do campo. Tem muita potência e velocidade. São pontos fortes dele. Ele tem arranque com bola em condução. Trabalhou com a gente nos dois lados. Por ter essa característica de fundo, ele foi mais utilizado pelo lado direito. O Wesley tem entrada forte na área — define Cesar Lopes, técnico do time de transição.
Wesley Pomba tem contrato com o Grêmio até o final de 2024. A multa para tirá-lo da Arena é de 100 milhões de euros (R$ 563 milhões na cotação atual). Na temporada de 2022, o atacante foi emprestado ao CRB, onde jogou a Série B do Brasileirão. Ele entrou em campo em cinco jogos e não marcou gols.