O Grêmio terá uma novidade entre os profissionais na noite desta quarta-feira (9) no Estádio Beira-Rio: o ponta Wesley, também conhecido como Pomba. O jovem de 19 anos foi chamado para compor a equipe pela primeira vez justamente em um clássico Gre-Nal.
Natural de Encruzilhada do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, ele está no clube desde os 10 anos. Foi justamente na chegada a Porto Alegre que o apelido de Pomba pegou. Apesar de não achar agradável, Wesley compreendeu a brincadeira e não fica chateado com a alcunha.
— É um apelido besta, uma pomba veio para cima de mim, aí só fiz um sinal com o braço. E um amigo meu achou que eu estava com medo— explica o jogador.
Considerado como um jogador potente e veloz nas divisões inferiores do Grêmio, Wesley é um ponta agudo. Podendo jogar nos dois lados do campo, o jovem pode ser uma opção valiosa para o técnico Roger Machado caso consiga se firmar.
—Ele joga preferencialmente pelo lado do campo. Tem muita potência e velocidade. São pontos fortes dele. Ele tem arranque com bola em condução. Trabalhou com a gente nos dois lados. Por ter essa característica de fundo, ele foi mais utilizado pelo lado direito — define Cesar Lopes, técnico do time de transição.
Apesar de ser jogador de lado de campo, o torcedor pode esperar um atacante que gosta de pisar na área e de colocar a bola na rede.
— O Wesley tem entrada forte na área. (Na base) fez muitos gols. Ele participou das nossas jogadas ofensivas com boa finalização — avalia Lopes.
Wesley ainda pertence às categorias de base e não tem a sua permanência entre os profissionais assegurada. Seus ídolos no futebol são: Cristiano Ronaldo e Mbappé. Também por isso, segundo ele, não há preferência para atuar pelas extremas.
Agenciado por Jorge Machado, um dos principais empresários do futebol brasileiro, Wesley tem uma multa rescisória alta. Seu vínculo com o Grêmio, assinado em novembro de 2024, é válido até 2024. A multa para tirá-lo da Arena é de 100 milhões de euros (R$ 551 milhões).
O garoto disputou dois confrontos no Gauchão de 2022 pelo time de transição. Na edição passada, esteve cedido para adquirir experiência ao Pelotas, onde disputou 10 partidas, sem marcar gol.
O objetivo do técnico Roger Machado, além de ter uma alternativa a mais na casamata, já que não contará com Ferreira e Diego Souza, é ter um atleta com características distintas na comparação com outras opções do grupo. Por isso, Wesley poderá ganhar uma chance no decorrer do maior clássico do futebol gaúcho.