O Caxias do Sul Basquete entra em quadra pela primeira vez neste ano de 2023. Nesta quarta (4), às 20h, o time da Serra recebe o Pinheiros — sexto colocado —, no Ginásio do Sesi. O confronto é o penúltimo do primeiro turno do Novo Basquete Brasil (NBB) e pode marcar a recuperação da equipe do técnico Rodrigo Barbosa, que enfrenta um jejum de cinco partidas sem vencer.
— Uma semana importante para encerrar bem o primeiro turno. A gente já sabia que a equipe teria altos e baixos. Passamos por um momento ruim no final do ano. Tivemos uma parada para descansar. Estamos com a cabeça focada para voltar a vencer e ficar próximo dos primeiros oito colocados, que é nosso objetivo na temporada — comentou Rodrigo Barbosa.
A última vitória do Caxias do Basquete aconteceu no dia 1 de dezembro, fora de casa, diante do Rio Claro. O time da Serra perdeu as últimas duas partidas como mandante, contra o Pato Basquete e o Corinthians. Depois de enfrentar o Pinheiros, na sexta-feira, o Caxias Basquete terá mais um jogo no Ginásio do Sesi, dessa vez contra o Bauru, na sexta-feira (6).
Neste momento, o time do técnico Rodrigo Barbosa está na zona de classificação para os playoffs. O regulamento da competição determina que as 12 equipes mais bem classificadas na primeira fase avançam, e o Caxias Basquete está na 11ª colocação.
No entanto, não conseguirá chegar ao Super 8, torneio que marca o fim do primeiro turno do NBB. Os oito primeiros colocados se enfrentam em um mata-mata de jogo único.
— Eu analiso todos os jogos do primeiro turno. Em pelo menos três, nós tivemos a oportunidade de vencer e não conseguimos. Isso nos colocaria na briga pela Super 8, mas por outro lado, nos dá um tempo para trabalhar. Em 25 dias, tivemos somente cinco treinos por conta da sequência de jogos e viagens — finalizou Rodrigo Barbosa.
Depois dos confrontos dessa semana, o Caxias Basquete voltará a jogar somente no dia 17 diante do União Corinthians. Os ingressos para os jogos diante do Pinheiros e do Bauru podem ser comprados no site do Minha Entrada.