Se o objetivo nos dois jogos no Nordeste era buscar uma reação no campeonato, a volta para casa do Caxias do Sul Basquete será de muitas reflexões. Após ser derrotado pela Unifacisa, na segunda-feira, o time caxiense sofreu um novo revés, nesta quarta (21), desta vez para o lanterna Fortaleza. A equipe cearense dominou o confronto do início ao fim e fechou a partida com 84 a 73 no placar.
Mesmo diante da equipe de menor aproveitamento até aqui na competição, o Caxias voltou a apresentar um baixo rendimento. No primeiro quarto, perdeu por 19 a 12. No segundo período, a defesa praticamente não funcionou, com o Fortaleza anotando 30 pontos. Com 49 a 32 no intervalo, o duelo já estava encaminhado, especialmente pelo baixo aproveitamento ofensivo de alguns jogadores da equipe caxiense.
Sendo assim, o Fortaleza chegou ao terceiro triunfo na competição apenas administrando a vantagem. No terceiro quarto, empate em 21 pontos. No último 20 a 14 para o Caxias, mas uma reação insuficiente para chegar próximo de assustar o rival.
Humberto, com 19 pontos, foi o cestinha do Caxias. Já o ala Silva, com 16 pontos e 14 rebotes, foi o principal destaque dos donos da casa. Matheusinho, que distribuiu 12 das 17 assistências do Fortaleza, comandou as ações ofensivas, contribuindo ainda com 15 pontos. Os dois fecharam a partida com duplo-duplo.
Para fechar o primeiro turno do NBB, o Caxias terá dois compromissos no Ginásio do Sesi, nos dias 4 e 6 de janeiro, contra Pinheiros e Bauru, respectivamente. A equipe gaúcha ocupa a 12ª colocação, com cinco vitórias e nove derrotas.