O Caxias do Sul Basquete teve dois adversários pela frente na noite desta quinta-feira (8), no Ginásio do Sesi. O primeiro foi o Corinthians, uma das quatro melhores equipes do NBB 15. O segundo, o desgaste físico, resultado dos quatro jogos que a equipe de Rodrigo Barbosa acumulou na última semana. E o resultado final, não foi surpreendente: vitória da equipe paulista por 72 a 62.
No primeiro período, após um começo equilibrado, os paulistas aproveitaram mais as oportunidades criadas e contaram com o baixo aproveitamento do Caxias Basquete em arremessos. Foram apenas seis cestas em 18 tentativas. Derrota caxiense por 21 a 14.
No segundo quarto, o Corinthians deu espaços, mas contou com a deficiência do adversário no aproveitamento dentro do garrafão para manter uma boa vantagem no placar. O time caxiense acabou desperdiçando muitos contra-ataques e saiu para os vestiários perdendo por 46 a 34.
No terceiro período, ao som de "Mathias, Mathias" a torcida incentivou e o pivô converteu dois lances livres que animaram o público. A vantagem baixou em alguns momentos, mas o time caxiense acabou pecando nos chutes de três pontos e não soube aproveitar as chances que a equipe paulista cedeu, errando três contra-ataques seguidos. A vantagem do time de Léo Figueiró aumentou e a parcial fechou em 63 a 48.
No último quarto, em um enfrentamento de precipitações e muitos erros de lado a lado, o Caxias até venceu o período por 14 a 9, mas, além dos erros ofensivos persistirem, o time seguiu precipitando alguns lances. O jogo acabou em 72 a 62, com destaque para o americano Thomas, cestinha da partida, com 19 pontos.
O Caxias está na 11ª colocação do NBB 15, com cinco vitórias. A equipe terá um período de descanso para repor as energias para os confrontos fora de casa contra a Unifacisa, de Campina Grande, no dia 19, e diante do Fortaleza, no dia 21. O próximo confronto em Caxias do Sul acontece apenas no dia 4 de janeiro de 2023, frente ao Pinheiros.