O ano de 2022 foi de reformulações no departamento feminino do Juventude. Da coordenação ao grupo de atletas, passando pela comissão técnica, tudo sofreu mudanças. Que deram certo. A temporada teve a primeira vitória em competição nacional, a estreia no Alfredo Jaconi e o título do Interior.
GZH destaca cinco momentos que marcaram o ano das Esmeraldas. Confira.
No dia 9 de maio, as Esmeraldas conquistaram a primeira vitória da temporada. Com gol de Lari Soares, o time de Luciano Brandalise venceu o Avaí Kindermann por 1 a 0 pelo Brasileirão sub-20. O triunfo foi, também, o primeiro do Ju em competição nacional desde a reabertura do departamento.
Em 31 de julho, o Juventude estreou no Gauchão Feminino. Diante do Vidal Pro, as Esmeraldas abriram o placar com Kim, logo aos dois minutos de jogo, e posteriormente ampliaram com Gabi Bortolon, Beta, Greyce, Lari Soares e Carol Sangue para construir a primeira goleada do clube desde a reabertura do departamento. O 7 a 0 foi, também, o primeiro triunfo das Esmeraldas no Gauchão Feminino.
No feriado de 7 de setembro veio a estreia das Esmeraldas no Estádio Alfredo Jaconi. Após grande mobilização dos torcedores nas redes sociais, o clube proporcionou que o time feminino atuasse no palco principal. Com 1.027 nas arquibancadas, as gurias venceram o Brasil de Farroupilha por 1 a 0, com gol de Beta, e garantiram a classificação à segunda fase do Estadual.
Em uma temporada de reformulação e afirmação, o Juventude alcançou um resultado histórico para o futebol feminino do Interior. No dia 9 de outubro, as Esmeraldas viram o Inter sair na frente, com gol de Mileninha, mas trataram de igualar o placar com Bruna Lisandra encobrindo a goleira Gabi Barbieri. O 1 a 1 ficou na história como o primeiro jogo em que um time do Interior tirou pontos da dupla Gre-Nal durante o Gauchão Feminino.
A consagração de uma campanha cheia de marcas históricas terminou com o título do Interior. Novamente no Alfredo Jaconi, as Esmeraldas buscaram mais uma vitória. Agora, por goleada. O 7 a 0 sobre o Elite garantiu o troféu e a vaga no Brasileirão Feminino A-3 da próxima temporada. Bruna Lisandra, Teté (três vezes), Claudiana, Karol e Michele foram as responsáveis pelos gols do título.