O Juventude fez história na tarde deste domingo (9). Diante do segundo melhor time do país, o Inter, as Esmeraldas conquistaram um empate em 1 a 1, pela quarta rodada do hexagonal do Gauchão Feminino. Mileninha marcou para as Coloradas e Bruna Lisandra fez para o Ju.
Desde a reabertura do departamento feminino, em 2017, esta foi a primeira vez que o Inter perdeu ponto para um time do Interior no Estadual. Em 53 jogos, as Gurias Coloradas só empataram cinco vezes e perderam uma — todas para o Grêmio.
Sabendo que teria pela frente a partida mais difícil do ano, o técnico Luciano Brandalise promoveu uma alteração em relação aos últimos jogos, atuando num 4-4-2, com a volante Michele iniciando a partida no lugar da centroavante Kim. Com isso, as Esmeraldas foram a campo com: Renata May; Grazi, Beta, Claudiana e Gabi Rech; Carol Sangue, Michele, Bruna Lisandra e Michele; Teté e Greyce. Entraram, ainda, Kim, Kelly Becker, Xing e Isa.
Como esperado, a primeira etapa foi de muita pressão das Gurias Coloradas. Mas, em todas as oportunidades, parando na defesa alviverde que fazia primeiro tempo perfeito. Aos 16 minutos, Gabi Rech tirou em cima linha o que seria o primeiro gol do Inter. Depois, aos 37, Eskerdinha mandou na trave da goleira Renata May. E, por último, aos 42 minutos, Beta afastou em escanteio antes que Fabi Simões pudesse empurrar para as redes.
Na etapa complementar, a partida seguiu movimentada. Aos cinco, Lelê mandou na rede pelo lado de fora. Depois, aos 10, Maiara chutou na trave. Só que, aos 15, a defesa do Ju não conseguiu segurar Mileninha, que acabara de entrar. A atacante recebeu de Lelê e mandou de cabeça para a rede.
Quando o Inter achou que venceria a segunda no Estadual, brilhou a estrela de Bruna Lisandra. Do meio da rua, a meia chutou e encobriu a goleira Gabi Barbieri. No finalzinho, as gurias alviverdes ainda ficaram próximas da vitória. Aos 46, Teté ganhou da defesa na corrida, tirou de Barbieri, mas parou em Isa Haas. Depois, no último minuto, Bruna Lisandra quase fez olímpico.
Decretado o empate. Juventude segue invicto no Gauchão e está, agora, na vice-liderança com os mesmos 10 pontos do líder Grêmio. No próximo domingo, as equipes se enfrentam no Vieirão, em Gravataí. Quem vencer se sagrará líder ao final da segunda fase.
— Entramos bem confiantes, com os pés no chão, sabendo da importância do time do Inter, que é o segundo melhor do Brasil atualmente, e focadas no jogo. Graças a Deus, saiu o gol, que foi muito emocionante, e agora é continuar na sequência do Gauchão porque ainda não acabou — comemorou a meia Bruna Lisandra após a partida.