Ao longo da sua carreira como jogador, Pelé esteve em Caxias do Sul em três oportunidades. A primeira, ele não carregava a coroa da majestade do futebol. Em 1957, "Pelê" como era chamado pela imprensa da época, participou de um amistoso no Estádio Alfredo Jaconi com o Santos ainda com 16 anos. Do outro lado, um combinado de jogadores do Juventude e Flamengo, o antigo Caxias.
Depois, Pelé retornaria a Caxias do Sul como o maior de todos os tempos. Dezoito se passaram e ele visitou os pavilhões da Festa da Uva, em 1975, como garoto-propaganda de uma marca de televisão. Por fim em 1995, desembarcava na cidade como ministro extraordinário do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.
A terceira passagem não era mais como atleta. Na visita especial, ele foi ao Estádio Centenário e Alfredo Jaconi. Na casa grená, Pelé assinou uma flâmula do Caxias. O objeto é guardado com muito cuidado pelo funcionário Jorge Roth, 67 anos. Ele trabalha no setor administrativo do clube desde 1997 e é um apaixonado pela história grená. Ele fala sobre a importância deste item para o clube.
— Diante do fato do seu falecimento, foram poucas vezes que ele esteve na cidade, três no total. Em um país enorme como o nosso, Pelé não vinha com uma frequência grande. Esses tempos refleti sobre isso, não tem mais nada dele aqui a não ser a flâmula e a foto da passagem dele em 95 como ministro extraordinário. Não tem mais nada dele e olha a sua importância. É apenas uma assinatura de uma pessoa mortal, mas pelo que representou Pele é um objeto valioso — comentou o historiador Jorge Roth.
Roth define Pelé como um gênio dentro das quatro linhas. Ele lamenta nunca ter tido a oportunidade de se encontrar com o Rei do futebol, mas lembra de alguns momentos, principalmente da Copa de 1970, a última de Pelé.
— Eu nunca tive a felicidade de ver Pelé, a não ser pela televisão quando teve a Copa de 1970. Eu li no jornal uma frase que define muito bem. O Edson faleceu, mas o Pelé não. Ele era um cara dentro do mundo do futebol como o mais genial de todos. Tive o prazer de ver e acompanhar sua trajetória. Um gênio, simplesmente isso — finalizou.