Dezoito anos após passar por Caxias do Sul pela primeira vez, em 1957 – quando o Santos enfrentou o combinado Fla-Ju –, Édson Arantes do Nascimento retornou à cidade para a Festa da Uva de 1975. Representando a marca Colorado RQ, cujos televisores eram revendidos pela extinta Lojas Caldart, o Rei Pelé visitou o recém-inaugurado Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos (Pavilhões) e participou de uma concorrida agenda nas poucas horas em que permaneceu por aqui.
O roteiro daquele 20 de fevereiro de 1975 incluiu um churrasco na antiga Concessionária Wisintainer (atual Zaffari Lourdes), uma coletiva no parque, centenas de autógrafos e uma entrevista na bancada do Jornal do Almoço – na antiga TV Caxias Canal 8, com a presença do locutor da Rádio Caxias Adelar Neves e de Paulo Sant’Ana (e seu inseparável cigarro).
Uma equipe do jornal Zero Hora também acompanhou passagem do jogador pela Serra, repercutida na reportagem especial Seis horas com Pelé. Matéria publicada no Pioneiro de 22 de fevereiro de 1975 destacou algumas observações do astro, que, seis anos antes, em 19 de novembro de 1969, marcava seu milésimo gol no Maracanã – Vasco 1 x 2 Santos.
"Depois de 18 anos, é uma emoção diferente para mim voltar a Caxias. Foi aqui que iniciei praticamente a minha carreira como titular do Santos (...) Na minha opinião, Caxias tem futebol, mas para Campeonato Nacional há uma série de requisitos: preparo físico, massa torcedora, apoio dos dirigentes (...) quando as equipes saírem daqui para o Nacional, as coisas serão difíceis...".
Em 3 de março de 1957, o desconhecido reserva do Santos tinha apenas 16 anos e surpreendeu os torcedores do Alfredo Jaconi ao marcar um dos gols que garantiram a vitória santista por 4 a 1.
Caldart, Mosele e Wisintainer
Conforme matéria publicada pelo Jornal de Caxias de 21 de fevereiro de 1975, Pelé passou cerca de seis horas em Caxias do Sul. Na companhia de Paulo Sant’Ana e do radialista Cândido Norberto, visitou a Cantina Mosele, onde provou vinhos e concedeu diversos autógrafos. Na sequência, participou de um almoço na Associação Atlética Wisintainer.
Lá, foi recebido pelos diretores Maximiliano Raabe Wisintainer e Alexandre Wisintainer, conforme vemos nas imagens abaixo. Ao final do encontro, entregou a Maximiliano uma camiseta da Seleção Brasileira, autografada para Ricardo, filho de Max. Consta no texto original do Jornal de Caxias de 21 de fevereiro de 1975: "À tarde, houve entrevista coletiva à imprensa na TV Caxias Canal 8, de onde Pelé dirigiu-se para os Pavilhões da Festa da Uva. Visitou o estande da Colorado RQ. Como relações públicas dos fabricantes daqueles aparelhos de TV, Pelé permaneceu no estande durante cerca de 90 minutos, concedendo autógrafos a numerosos populares. Estava elegantemente trajado: sapato, calça e gravata bordôs, camisa amarela e paletó azul."
Na imagem, Pelé, o empresário Octávio Caldart, as filhas Elisa e Márcia Caldart, e os modernos televisores da marca Colorado RQ (Reserva de Qualidade), no estande da loja junto aos Pavilhões, em 1975. A foto, disponibilizada pela leitora Rosane Caldart, filha de seu Octávio, foi publicada originalmente neste espaço em 10 de março de 2015, por ocasião dos 40 anos da passagem do jogador pela cidade.