As mudanças no Juventude para 2023 não se limitam apenas ao departamento profissional. As categorias de base também passam por uma reformulação. A equipe sub-20 teve uma troca no comando técnico. Alexandre Lemos, que assumiu a função em fevereiro, deixa o cargo e Filipe Dias, atual campeão gaúcho sub-17, será o substituto.
Alexandre Lemos, 36 anos, foi confirmado pelo Juventude em fevereiro dentro de um processo de reformulação das categorias de base e com o objetivo de iniciar a preparação para para a Copa São Paulo 2023. No entanto, faltando dois meses para a competição, o departamento definiu pela mudança.
Filipe Dias ganhou destaque após o título do Juventude no Gauchão sub-17, 11 anos depois da primeira conquista do clube na categoria. O profissional está no clube desde 2018, quando assumiu a categoria sub-13, onde foi campeão Municipal e Serrano, além de vice-campeão Gaúcho e da Copa Cidade Verde. O treinador disputou ainda o Mondial Pupilles, na França. Em 2019, Filipe assumiu a categoria sub-14 e dos cinco campeonatos disputados, quatro títulos. Campeão Gaúcho, Municipal, da Copa Sesc e da Copa Maravilha. Em março de 2020, assumiu a categoria sub-17.
Ele iniciou a carreira como treinador no Cruzeiro de Porto Alegre, na equipe sub-12. Em 2015, Filipe foi analista de desempenho no Flamengo. Formado em educação física, o técnic0 tem cursos de treinador da UEFA.
Recentemente, o Juventude mudou também o comando das categorias de base. O gerente Rafael Fernandes deixou o clube e Fernando Rech retornou ao Verdão, como coordenador técnico.
O Juventude confirmou presença na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Será a 53ª edição do torneio e a 26ª participação do clube na história da Copinha. No ano passado, o Juventude foi eliminado na fase de grupos. Com cinco pontos, perdeu nos critérios para Francana e da Ponte Preta. A campanha teve uma vitória e dois empates.