O Juventude iniciou a temporada 2022 para a equipe sub-20. O elenco alviverde começou a preparação nesta segunda-feira (7) e contou com o novo comandante. Alexandre Lemos, 36 anos, é novo técnico da equipe. Os trabalhos serão para o Campeonato Gaúcho da categoria, que começa em abril, e a Copa São Paulo de Futebol Júnior do próximo ano.
O novo treinador iniciou sua carreira como treinador em 2008, na equipe sub-14 e, posteriormente, sub-15 do Viçosa, de Minas Gerais. Em 2010, teve a primeira experiência no exterior, como auxiliar-técnico da Seleção Feminina do Haiti na disputa da Copa do Mundo. Em 2011, Alexandre foi contratado pelo Cruzeiro e lá permaneceu por seis temporadas.
No clube mineiro, comandou as equipes sub-14, sub-15 e sub-17. Em 2018, chegou ao RedBull Brasil e comandou a categorias sub-17, sub-20 e foi auxiliar-técnico do sub-23. Na temporada passada, Alexandre foi o treinador do time sub-17 da Ferroviária-SP.
O técnico tem experiência acadêmica com a Licença A da CBF, formação em Educação Física e pós-graduações em Futebol; Desenvolvimento do Potencial Humano; e Gestão de Pessoas. Além disso, é Master em Treinamento Tático de Alto Rendimento. O profissional já passou também por estágios em clubes da Europa, como Lyon, Espanyol, Benfica e Marítimo.
Alexandre Lemos substitui Cyro Leães, demitido no ano passado antes da Copa São Paulo. Na Copinha, Lucas Zanella, auxiliar permanente do profissional, comandou o time.