Rafael Fernandes não é mais o gerente-executivo das categorias de base do Juventude. Contratado em junho para desempenhar a função, o profissional foi desligado por conta de reestruturação que o clube pretende implementar com a contratação de diretor-executivo para trabalhar tanto na base como no profissional, e por uma readequação financeira no departamento.
Em quatro meses no Juventude, Rafael Fernandes participou das campanhas como semifinalista no Campeonato Gaúcho sub-20, ao ser eliminado nos pênaltis para o Grêmio, no vice-campeonato no sub-15 diante do Inter perdendo de virada o segundo jogo por 2 a 1, em Alvorada, e de Campeão Gauchão no sub-17, depois de 11 anos o Ju voltou a conquistar o título na categoria. Além disso, participou no processo de utilização jogadores da base no departamento profissional, como os atacantes Ruan e Weliton, o volante Pará e o meia Rafinha.
Formado em Ciências Humanas e pós-graduado em Gestão Profissional de Futebol, Rafael Fernandes chegou ao Juventude em junho deste ano, após ocupar o cargo de coordenador da base da Ferroviária, que foi até as semifinais das categorias sub-17 e sub-20 e na final da sub-15 do campeonato Paulista, em 2021. Na Copa São Paulo, principal torneio de base do Brasil, outra boa campanha da equipe sub-20, que foi eliminada nos pênaltis, na terceira fase, pelo Santos. Em 2019, trabalhou no Vila Nova-GO na Coordenação Geral das Categorias de Base, mesma função que desempenhou também no ABC-RN.
No Juventude, Rafael Fernandes foi contratado para ser o responsável por planejar com as comissões técnicas as equipes que disputaram as competições, aplicar e supervisionar a política de captação e controlar documentações, como o registro dos contratos junto às federações. Além da saída do gerente-executivo, nos próximos dias, mais mudanças podem ser anunciadas nas categorias de base e no departamento de futebol do Juventude.