O Juventude anunciou, na tarde desta quinta-feira (2), o nome do novo gerente executivo das categorias de base. Formado em Ciências Humanas e pós-graduado em Gestão Profissional de Futebol, Rafael Fernandes ocupava o cargo de coordenador da base da Ferroviária, que chegou nas semifinais das categorias sub-17 e sub-20 e na final da sub-15 do campeonato Paulista, em 2021. Na Copa São Paulo, principal torneio de base do Brasil, outra boa campanha da equipe sub-20, que foi eliminada nos pênaltis, na terceira fase, pelo Santos.
O retrospecto credencia Fernandes para os desafios enfrentados pelo Juventude na sequência da temporada, como o Campeonato Gaúcho das diversas categorias e o Sul Brasileiro BGPrime. Além da Ferroviária, o profissional credenciado pela CBF no curso de Analista de Desempenho, trabalhou no Internacional em 2015 na função de observador técnico, antes de assumir o cargo no Figueirense. Em 2019, Rafael Fernandes chegou ao Vila Nova para assumir a Coordenação Geral das Categorias de Base, função que desempenhou também no ABC.
No Juventude, o novo gerente será responsável por planejar com as comissões técnicas as equipes que disputarão as competições, aplicar e supervisionar a política de captação e controlar documentações, como o registro dos contratos junto às federações.
Na apresentação, Rafael Fernandes valorizou a continuidade em um trabalho já realizado pelo clube e projetou a formação de jogadores para a utilização na equipe profissional.
— Vamos dar continuidade ao trabalho, primeiramente fazendo um diagnóstico e montando um plano de ação em cima das exigências da direção. O grande objetivo é formarmos jogadores para o profissional e, consequentemente, gerar um retorno desportivo e financeiro para o clube, pensando a longo prazo. Queremos estruturar cada vez mais a base do Juventude — declarou.