Foram cinco anos de espera para voltar à final. Foram 11 anos no aguardo para reconquistar o título. Todo esse tempo valeu a pena. O Juventude é campeão do Gauchão sub-17 e de forma invicta. Neste sábado (1º), com ótimo público no Estádio Alfredo Jaconi, a equipe alviverde venceu o Gramadense, por 3 a 0, com gols de Nico, Miguel e Guilherme.
Em 14 partidas no Campeonato sub-17, o Juventude teve 10 vitórias e quatro empates, 35 gols marcados e apenas cinco sofridos. Uma campanha invicta do time treinado pelo técnico Filipe Führer. A última vez que o Juventude tinha conquistado o título da categoria tinha sido em 2011. Juventude como Gramadense têm vagas garantidas na Copa do Brasil sub-17 do próximo ano.
O jogo começou truncado. O Gramadense fazendo muitas faltas e parando o jogo. E na primeira bola parada, aos dois minutos, o meia Guilherme cruzou na área e o centroavante Weliton cabeceou para fora.
O Ju encontrava dificuldades para superar a defesa do time adversário. A equipe visitante também trabalhava bem a bola e trouxe perigo. Aos nove minutos com o centroavante Kevin, que arriscou de fora da área e foi por cima do gol de Turatto.
Aos 15 minutos, o Juventude quase abriu o placar. O volante Alemão bateu de fora da área e o goleiro Renan fez grande defesa. Na cobrança do escanteio, a bola sobrou para o meia Nico, que já tem contrato profissional com o clube. Ele recebeu dentro da área e bateu no canto direito. Juventude 1 a 0 no Gramadense. Depois do gol, os dois times esbarravam na marcação adversária e encontravam dificuldades.
Aos 33, o atacante Ruan, que já defendeu o time profissional, fez boa jogada individual. Ele carregou e limpou para o pé direito. Próximo da meia-lua bateu rasteiro no canto e o goleiro Renan espalmou para escanteio. No último minuto do primeiro tempo, quase o empate do Gramadense. Após escanteio, o zagueiro Frederico cabeceou no canto direito e a bola explodiu na trave. Fim do primeiro tempo com vitória alviverde.
TÍTULO CONQUISTADO
Na volta para o segundo tempo, o Juventude trouxe perigo logo aos dois minutos. O atacante Ruan fez bela joga pela esquerda e cruzou para Guilherme, que finalizou e a bola bateu no braço do zagueiro Iago, dentro da área. O árbitro Allan Ricardo Freitas da Rosa Azevedo não marcou pênalti alegando que desviou primeiro na barriga do defensor. Os dois times pouco criavam e paravam na defesa adversária. Para o Juventude era só manter o resultado para conquistar o título.
O Ju assustou aos 21 com o atacante Ruan, um dos destaques do jogo. Ele bateu de do bico da grande área, e a bola passou perto do travessão. No lance seguinte, o Gramadense quase empatou. A bola sobrou para Marco, perto da pequena área, e o goleio Turatto cresceu na frente do atacante para salvar. Grande defesa. O Gramadense partiu com tudo para arriscar e apostava nas bolas aéreas. O zagueiros Bernardo e Maiquel e o goleiro Turatto mostravam segurança no jogo aéreo do time adversário.
Os guris do Juventude ainda tiveram a chance de ampliar aos 35 minutos. O atacante Miguel invadiu a área e finalizou para boa defesa, com o pé direito, do goleiro Renan. Dois minutos depois, o gol para confirmar o título. Após boa jogada pela esquerda, passe na pequena área e Miguel empurrou para o fundo da rede. Juventude 2x0 Gramadense. Aos 46, teve mais. Guilherme, artilheiro da equipe na competição com nove gols, bateu de fora e fez o terceiro. Juventude 3x0 Gramadense. Juventude campeão gaúcho sub-17 em 2022.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Gaúcho sub-17 - Final - Jogo de volta
Juventude 3x0 Gramadense
Local: Estádio Alfredo Jaconi
Data: 1º/10/2022 - sábado
Horário: 15h
JUVENTUDE
Turatto; Yuri (Luan, 40/2º), Bernardo Toffolo, Maiquel (Kauê, 40/2º) e Natan (Rafa Buckel, 40/2º); Gehring, Alemão (Alê, 20/2º), Nico e Guilherme; Ruan (Kauã Pinheiro, 40/2º) e Weliton (Miguel, 11/2º). Técnico: Filipe Führer
GRAMADENSE
Renan; Luiz (Matheus Lima, 33/2º), Frederico, Iago e Matheus; Bernardo (Igor, 13/2º), Natan, Cauã (Pardinho, int) e Patrick; Alisson (Marco, int) e Kevin (Rafael, 13/2º). Técnico: Gustavo Corrêa.
ARBITRAGEM
Allan Ricardo Freitas da Rosa Azevedo, auxiliado por Eduardo Rachelle Boaz e Maicon Rossano Marques dos Santos
GOLS: Nico, aos 15 minutos do primeiro tempo e Miguel, aos 38 do segundo e Guilherme aos 46 do segundo (Juventude)
CARTÕES AMARELOS: Matheus, Yuri, Marco, Luiz (Gramadense); Guilherme (Juventude)
CARTÕES VERMELHOS: Igor e Frederico (Gramadense) e Gehring (Juventude)