11 anos depois, o Juventude pode conquistar novamente o título de Campeão Gaúcho sub-17. Neste sábado (1º), às 15h, no Estádio Alfredo Jaconi, o time alviverde da categoria enfrenta o Gramadense. Na partida de ida, empate em 1 a 1 . A última vez que o Verdão conquistou a taça foi em 2011 e daquela equipe alguns jogadores despontaram no profissional anos depois.
Em 2011, o Juventude foi campeão gaúcho sub-17 diante do Inter. Foram duas vitórias do Verdão sobre o time colorado. Primeiro, no Estádio Alfredo Jaconi, no dia 20 de novembro, vitória por 2 a 1. O time comandado pelo técnico Carlos Leiria abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo, com Gustavo Ermel. Na segunda etapa, o meia Alex igualou o placar. O Juventude foi para a pressão e conseguiu a vitória com o centroavante Brenner.
Uma semana depois, no dia 28 de novembro, o time juvenil do Juventude venceu o Inter por 3 a 2 no Beira-Rio, e confirmou o título do Campeonato Gaúcho da categoria. Logo aos 10 minutos, o atacante Paulinho Moccelin fez 1 a 0. O Inter pressionou e conseguiu a virada com Dudu, aos 25, e Maurides, aos 28, em cobrança de pênalti. Aos 44, após cobrança de falta, Brenner dividiu com Daniel e Danrlei desviou para o gol, empatando novamente a partida: 2 a 2. No segundo tempo, Yann marcou o terceiro do time do técnico Carlos Leiria.
O Juventude jogou com: Douglas; Tayrones, Danrlei, Flávio e Kaike; Vacaria, Lucas (Dener), Kaio (Adenilso) e Paulinho (Yann); Gustavo Ermel (Rafael) e Brenner (Wesley). O Inter tinha jogadores que depois se profissionalizam também: o goleiro Daniel, o volante Rodrigo Dourado, o meia Marlon Bica e o atacante Maurides. No ano anterior, em 2010, o Juventude tinha sido vice-campeão sub-17 no Gauchão perdendo a final para o Inter.
— Foi uma conquista muito marcante naquele ano de 2011. Em 2010, tínhamos sido vice. Um time de Série D, na época, ganhar um campeonato estadual de base foi muito importante na questão de ascensão dentro do clube. Eu e vários jogadores começamos a fase de transição da base para o profissional — comentou Vacaria, volante campeão em 2011 e que depois jogou na equipe principal do Juventude.