Se a campanha do Juventude não é boa no Campeonato Brasileiro, a direção alviverde optou novamente pela troca no comando da equipe. Com a saída de Umberto Louzer, um jovem treinador irá comandar o Verdão nas próximas rodadas da competição nacional. Lucas Zanella, 32 anos, será o técnico interino, inicialmente para as partidas diante do Corinthians e Santos. Após esses confrontos, a direção irá avaliar a continuidade.
Lucas Zanella é auxiliar-técnico da equipe principal desde fevereiro de 2021, quando o técnico Marquinhos Santos retornou ao Estádio Alfredo Jaconi. Zanella dividiu a função de auxiliar fixo do clube com Eduardo Barros. Essa é a segunda passagem do profissional pelo Verdão. Em 2010, Zanella chegou ao Juventude e acumulou seis anos no clube. Em 2015, foi o técnico campeão gaúcho sub-14.
Em 2017, Zanella deixou o Ju para comandar a equipe do Panambi na Divisão de Acesso. Na sequência, foi trabalhar na base do Grêmio, onde treinou a equipe sub-14 em 2018. No ano seguinte, voltou ao Estádio Alfredo Jaconi como treinador do sub-20, substituindo Itaqui.
Em 2020, com o time sub-19, o treinador levou a equipe até a terceira fase da Copa SP, passando com três vitórias pela fase de classificação, avançando nos pênaltis na segunda fase diante da Francana e depois perdendo para o Corinthians.
No início de 2021, virou auxiliar-técnico permanente do time principal. No entanto, com a saída do técnico Ciro Leães, no final do ano passado, foi confirmado como treinador para a disputa da Copa São Paulo . O time alviverde encerrou a sua participação na competição com cinco pontos, depois de dois empates e uma vitória.
Zanella não foi jogador profissional, somente atuava de forma amadora no futsal. Ele é formado em educação física na UCS. Atualmente, possui a licença B de treinadores da CBF e recentemente terminou a Licença A, módulo verde. Agora, terá o maior desafio da sua carreira: comandar o Juventude na Série A do Brasileirão.
A comissão técnica atual tem Lucas Zanella como treinador interino, o ex-atacante Adaílton como auxiliar, função que desempenha na categoria sub-20. A preparação física ficará a cargo de Marcos Calgaro, que atualmente estava como auxiliar da área no clube. Márcio Angonese continua como preparador de goleiros. Josué Romero e Luan Garcia são os analistas de desempenho.