A saída do técnico Umberto Louzer do Juventude, confirmada na manhã desta segunda-feira (3), já era algo imaginado nos bastidores do Estádio Alfredo Jaconi. A falta de resultados do time no Campeonato Brasileiro e a falta de rendimento em campo tornaram insustentável a permanência do técnico, que passou pouco mais de três meses pelo clube com apenas uma vitória em 16 jogos.
Além do técnico, deixam o clube o auxiliar Gabriel Remédio e o preparador físico Marcelo Rohling, que chegaram junto de Louzer. Segundo o vice-presidente de futebol Osvaldo Pioner, o acordo foi tranquilo para o desligamento:
— Há tempos estamos conversando com a comissão técnica, falando olho no olho com o Umberto, com o Gabriel Remédio, que é o seu auxiliar, com o próprio Marcelo (Rohling), preparador físico. É um pessoal que trabalha muito, os caras são honestos, muito transparentes. Mais de uma vez, eles colocaram o cargo à disposição. E agora entendemos que é o momento de fazer isso. Conversamos com eles no altíssimo nível, vamos fazer o encerramento deles e não vão mais continuar no futebol (do Juventude).
Além da confirmação da saída do treinador, o vice alviverde confirmou que o auxiliar Lucas Zanella, 32 anos, para comandar o time alviverde diante do Corinthians, às 21h30min desta terça-feira (4), pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O interino passou por várias categorias da base alviverde até chegar ao grupo principal. No início do ano, Zanella comandou o Juventude na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na Copinha, foram três jogos, com dois empates e uma vitória, sem conseguir avançar de fase pelo saldo de gols.
Em 2020, com o time sub-19, o treinador levou a equipe até a terceira rodada da Copa SP, passando com três vitórias pela fase de classificação, avançando nos pênaltis na segunda rodada nos pênaltis e perdendo para o Corinthians, que contava na época com jogadores como Du Queiroz e Adson. No Ju, o grupo contava com Sorriso, que já não está mais no clube, Rafinha, que vinha sendo utilizado por Louzer e foi titular na derrota para o Athletico-PR, e Gabriel Aires, que se recupera de grave lesão no joelho após retornar de empréstimo ao Flamengo.
Além de Zanella, o ex-atacante Adaílton, que atualmente trabalha na base alviverde como auxiliar da categoria sub-20, também fará parte da comissão técnica interina. A preparação física ficará a cargo de Marcos Calgaro, que atualmente estava como auxiliar da área no clube.
Com o rebaixamento cada vez mais próximo de se efetivar, a direção do Juventude pode não confirmar um novo treinador efetivo até o fim do Brasileirão. Essa decisão ainda não é oficial, mas é dada como grande tendência no Jaconi. A certeza que se tem é que Zanella será o treinador nesta terça-feira e diante do Santos, na Vila Belmiro, na próxima segunda-feira (10).
- O que posso dizer é que o Zanella e essa equipe irá fazer o jogo do Corinthians e o do Santos. Isso já é certo, eles têm que ter essa confiança e fazer o trabalho. Para o jogo do Corinthians, temos apresentação do grupo, que só vamos conversar e talvez fazer algum movimento de posicionamento para anular alguma jogada deles e ter alguma saída nossa rápida, e já vamos concentrar. Para o jogo do Santos, também são eles. Depois, junto com a direção, vamos vendo se já está na hora de trazer um treinador, já para pensar (em 2023) - explicou Pioner.
O único treinamento do Juventude para encarar o Corinthians ocorre na tarde desta segunda-feira, no CT da equipe alviverde. Para a partida, o goleiro Pegorari e o zagueiro Vitor Mendes estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo.