O Juventude chegou a sua pior sequência no Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (1º), o alviverde perdeu mais uma partida e segue na lanterna. A equipe teve apenas um chute no gol ao longo de mais de 90 minutos. Aos 43, do segundo tempo, Chico fez a única finalização na meta de Bento. Com gols de Vitinho e Fernandinho, o time alviverde saiu derrotada por 2 a 0 para o Athletico, na Arena da Baixada.
O técnico Umberto Louzer fez quatro mudanças na equipe titular para tentar reverter o quadro, mas as alterações não surtiram efeito. Ele sacou os zagueiros Paulo Miranda e Nogueira, o meia Chico e o atacante Felipe Pires. Começaram o jogo o defensor Thalisson, o volante Gabriel Tota, o meia Rafinha e o atacante Guilherme Parede.
Agora, o time da Serra chega ao seu 10º jogo sem vencer no Brasileirão. O próximo compromisso será diante do Corinthians, terça-feira (3), às 21h30min, no Estádio Alfredo Jaconi.
O JOGO
O duelo começou com o time da casa buscando atacar. Nos primeiros minutos, o alviverde ficou mais na defensiva, com bloco baixo de marcação. A primeira chance veio da cabeça de Vitor Roque. Aos 15 minutos, o atleta de 17 anos tentou uma cabeçada em cobrança de escanteio, mas a bola subiu demais. Quatro minutos depois, novamente o drama da rodada anterior se repetiu. Logo aos 19, Vitor Roque girou sobre o volante Elton e rolou para Vitinho, na entrada da pequena área. O camisa 11 só escorou para as redes, 1 a 0 para o Athletico.
Nos minutos seguintes, o Juventude seguiu enfrentando as mesmas dificuldades para criar e chegar na área do furacão. As jogadas pelas laterais eram as únicas alternativas, mas acabavam na linha de fundo. Até os 30 minutos, o goleiro Bento não fez nenhuma defesa. Por outro lado, Terans fez o goleiro Pegorari trabalhar aos 34 minutos. Em um chute forte da meia-lua, o arqueiro do Ju mandou a bola para escanteio.
Nos instantes finais da etapa inicial, o jogo seguiu no mesmo ritmo, sem as equipes colocarem velocidade na partida. Enquanto o time paranaense parecia satisfeito com o placar, o Juventude esbarrava na suas próprias limitações técnicas. O alviverde foi para o intervalo com a derrota parcial de 1 a 0.
SEGUNDO TEMPO
O Juventude voltou do vestiário sem modificações. O jogo recomeçou mais quente, com o time de Felipão ditando o confronto. Logo aos 2 minutos, Erick tentou de cabeça, após escanteio, mas Pegorari defendeu. Aos 13, Terans arriscou uma pancada de fora da área. No corredor direito, o camisa 20 buscou surpreender em cobrança de falta. Contudo, o camisa 1 do Ju pegou.
Aos 23 minutos, a torcida rubro-negra vibrou com o segundo gol do time da casa. Fernandinho recebeu livre na entrada da grande área. Sem marcação, o camisa 5 do Athletico bateu para o gol, a bola desviou em Vitor Mendes, que se jogou para cortar, mas mudou a direção. Sem chances para Pegogari, o furacão fez 2 a 0.
Os comandados de Felipão ainda tiveram a oportunidade de chegar ao terceiro gol aos 34. Christian finalizou de longe, a bola desviou e Pegorari evitou mais um. Sem levar perigo ao Athletico, o Juventude nada mostrou ofensivamente. Somente aos 43 da etapa final, a equipe de Umberto Louzer acertou um chute em direção ao gol. Chico arrematou cruzado dentro da área para a primeira defesa de Bento. Com o apito final do árbitro Maguielson Lima Barbosa, o Juventude chegou ao 10º jogo sem vitória e segue na lanterna do campeonato, cada vez mais na Série B do Brasileirão
FICHA TÉCNICA
Athletico 2x0 Juventude
Brasileirão Série A - Arena da Baixada
29ª rodada
Athletico
Bento; Orejuela, Heleno, Nico, Pedrinho; Fernandinho, Terans (Christian 35/2º), Erick; Canobbio (Cuello 35/2º), Vitinho; Vitor Roque (Pablo, int.). Técnico: Felipão
Juventude
Pegorari; Rodrigo Soares (Paulo Henrique 30/2º), Thalisson, Vitor Mendes, Capixaba; Elton (Elton 36/2º), Jadson (Felipe Pires 35/2º), Gabriel Tota (Chico 30/2º), Rafinha (Vitor Gabriel 21/2º); Guilherme Parede e Pitta. Técnico: Umberto Louzer
Gols: Vitinho (A), aos 19min, no primeiro tempo. Fernandinho (A), aos 23min, no segundo.
Amarelos: Vitor Roque (A), Tota (J), Elton (J), Canobbio (A), Pegorari (J), Vitor Mendes (J), Felipe Pires (J), Pedro Henrique (A).
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF), auxiliado por Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF). VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP).