O Juventude é o melhor time sub-17 do Rio Grande do Sul em 2022. O Verdão sagrou-se campeão na competição estadual, após 11 anos sem conquistar o título da categoria. A campanha, dos comandados do técnico Filipe Führer, foi invicta. Em 14 partidas no Campeonato sub-17, o Juventude teve 10 vitórias e quatro empates, 35 gols marcados e apenas cinco sofridos.
— É a coroação de um trabalho que começou lá em 2018 com esse grupo de atletas. Com a convicção de escolher os meninos e oportunizar no momento certo. A gente sabia que uma hora iríamos colher o que plantamos. O mais importante é ser campeão e trazer o nome do clube de novo a um título na categoria. Ser campeão e invicto é melhor ainda. Tivemos a defesa menos vazada e o artilheiro. Fizemos barba, cabelo e bigode. Justo e merecido — comentou o técnico Filipe Führer, do Juventude.
Além da invencibilidade, o Juventude teve a melhor defesa do Campeonato Gaúcho sub-17, com apenas cinco gols sofridos. Um dos responsáveis foi o goleiro Turatto, que na decisão fez boas defesas quanto o jogo estava 1 a 0.
— Trabalhamos muito para esse grande jogo e estávamos bem preparados. A equipe sente confiança no goleiro, porque sempre dou o meu melhor. Essa equipe é sensacional e conquistamos o objetivo. É meu primeiro Campeonato Gaúcho — avaliou Turatto.
O Juventude também teve o artilheiro do campeonato gaúcho sub-17. Foi o meia Guilherme, com nove gols marcados. Inclusive, ele marcou um na vitória diante do Gramadense por 3 a 0. O Ju também foi o melhor ataque com 35 gols. O capitão da conquista foi o volante Gehring, um dos responsáveis pela solidez defensiva do time.
— Só felicidade. Chegamos aqui e colocamos em prática os nossos pontos fortes e somos campeões gaúchos. Muito tempo de trabalho e esse título coroa toda a nossa preparação. O grupo merece — disse o volante Gehring
— Muito gratificante. Esperávamos esse momento desde o início do ano e agora chegou. Compramos a ideia do professor Filipe. Conversamos muito sobre o clube não ganhar desde 2011 e isso serviu de motivação — finalizou o volante Alemão, que se recuperou de lesão após quebrar a mandíbula nas oitavas de final e voltou na reta final para se firmar como titular e conquistar o título.
NÚMEROS DA CONQUISTA
:: 14 jogos
:: 10 vitórias
:: 4 empates
:: 35 gols marcados
:: melhor ataque
:: 5 gols sofridos
:: melhor defesa
:: Meia Guilherme - 9 gols (artilheiro)
JUVENTUDE NO MATA-MATA
OITAVAS DE FINAL
Panambi 1x4 Juventude
Juventude 3x0 Panambi
QUARTAS DE FINAL
Monsoon 0x2 Juventude
Juventude 2x1 Monsoon
SEMIFINAL
Juventude 1x1 Internacional
Internacional (4) 1x1 (5) Juventude
FINAL
Gramadense 1x1 Juventude
Juventude 3x0 Gramadense