
Assim como conseguiu reduzir os indicadores de criminalidade nos últimos anos com o programa RS Seguro, o governador Eduardo Leite resolveu replicar o modelo na educação, na tentativa de superar os obstáculos que fazem o Estado patinar e até retroceder no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
A primeira reunião das frentes criadas para melhorar o desempenho no Ideb foi realizada nesta quarta-feira (26), sob o comando de Leite, com a participação da secretária da Educação, Raquel Teixeira, da secretária adjunta, Stefanie Eskereski, dos coordenadores regionais de Educação e demais líderes da secretaria.
Ao lado de Leite sentou-se o ex-secretário da Fazenda Aod Cunha, que atua como voluntário. Convicto de que o Estado só vai deslanchar se levantar a régua da educação, Aod se ofereceu para ajudar na superação das dificuldades. O economista, hoje consultor e conselheiro de empresas, resolveu doar parte do seu tempo para ajudar o Estado sem nada esperar em troca além de números melhores na sua área de estimação.
Esse grupo terá reuniões regulares para monitorar os índices de educação, a começar pela frequência dos alunos, e levantar gargalos que precisam ser resolvidos. Leite se comprometeu a dedicar mais tempo à educação para fazer valer a definição de prioridade do seu segundo mandato.
Aod saiu satisfeito com o que ouviu de Leite, Raquel e Stefanie. O grupo tem também a participação do chefe de Gabinete, Euclides Maria da Silva Neto, responsável pela agenda, que se comprometeu a reservar espaço para as reuniões da educação na lista de prioridades do governador.