Com um terço na mão, Paulo Cesar Santos foi a voz mais forte nas entrevistas coletivas depois da dura derrota do Caxias na Arena das Dunas. O jogo contra o América, em Natal-RN, foi o último do presidente no comando grená. Ele não conseguiu dar o que mais queria ao torcedor, a alegria do acesso. Contudo, o Caxias não ficou se remoendo de dor. Quatro dias após a desclassificação na Série D, o clube preferiu olhar para o futuro.
— Temos que olhar para frente. Infelizmente não tivemos o acesso, permanecemos na Série D, temos calendário para 2023, estamos mais fortes e calejados. Pedir desculpas ao torcedor por não ter alcançado o principal objetivo do clube. Mas temos que agradecer o torcedor de verdade — declarou Paulo Cesar Santos ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
O presidente reconhece que errou em determinados momentos do ano. Um dos problemas citados foi relacionado aos contratos longos, pois após o estadual, o clube ficou refém de fazer algumas mudanças. O mandatário afirma que alguns contratos devem ser mais objetivos e por produção.
—Tivemos que mudar algumas políticas e fizemos em meio do trajeto. As mudanças tem que ser mantidas. Veio para o Gauchão e fez um bom trabalho ? Seguirá para Série D. O Caxias dará este espaço, mas não precisamos ficar tão dependentes dos jogadores que temos que fazer contratos mais longos. Os contratos devem ser mais objetivos, por produção e resultado — admitiu o presidente grená.
TREINADOR E A FRUSTRAÇÃO DO ACESSO
Na quinta-feira (1º), o Caxias confirmou a renovação de contrato do técnico Thiago Carvalho. O profissional assumiu o grená durante a primeira fase da Série D. Em 15 jogos, teve um aproveitamento de 60%, com sete vitórias, seis empates e duas derrotas. Conforme Paulo Cesar Santos, a decisão passou também pelo futuro presidente.
— A permanência passa pela gestão, pelo conselho, pela direção e por um aceite de pessoas que estarão comandando junto com a gente o Caxias — comentou o dirigente, que também fez um resumo deste seu último ano:
— Começamos 2022 com uma certa turbulência. Tenho que privilegiar a instituição, então nem tudo pode ser falado. As críticas vem daquilo que não posso falar. Dou razão a vocês. A frustração vem, pois estávamos tão pertinho do acesso. Não era para mim ou presidente. Eu não preciso do acesso pessoalmente, mas queria ver o torcedor alegre e feliz. Isso seria a minha maior alegria e eu vou ver isso, não preciso estar como presidente — expôs Paulo Cesar Santos, presidente do Caxias.
NOVO PRESIDENTE E VICE DE FUTEBOL
Nos bastidores do Estádio Centenário, o nome do futuro mandatário grená está definido. Falta apenas cumprir os trâmites legais do processo eleitoral. Paulo Cesar Santos mantém em sigilo quem vai assumir a função, mas o postulante já deu o seu "sim" e topou a missão.
— Já tem um nome encaminhado para presidente e vices também. Claro, poderão surgir novos nomes, mas estamos conduzindo isso há meses. Por isso que as nossas decisões já estão sendo tomadas visando 2023. Ele já concordou de concorrer com a chapa que será colocada para apreciação no conselho — revelou o atual presidente.
O Caxias não quer estender a definição da futura diretoria executiva. O mês de setembro servirá para cumprir os prazos do estatuto. A eleição deverá ocorrer em 22 ou 23 deste mês. Sem revelar o nome, Paulo Cesar comentou o perfil da pessoa que tomará a cadeira máxima grená.
— Vem um nome forte próximo ao grupo gestor, conselheiro e pessoa conhecida, do bem e trabalha muito. São pessoas que estão vindo para o clube com uma missão e não por visibilidade pessoal. Dar seu nome, sua contribuição para o Caxias ser mais grande que já é — comentou Paulo Cesar, que fala sobre a possibilidade de seguir no departamento de futebol:
— Tudo passa pela eleição do novo presidente. Estamos construindo rapidamente. Precisamos somar. O Paulo Cesar não vai sair do Caxias, vai permanecer, nem que seja para ajudar a categoria de base, algo que me atrai e ali comecei.
ELENCO E PARCERIA
Com o nome do futuro presidente já conhecido nos corredores do Centenário, o Caxias quer ganhar tempo e agilizar o planejamento para o Gauchão, primeira missão da temporada de 2023. Segundo Paulo Cesar Santos, a lista de jogadores que o clube pretende renovar está pronta.
— Já está definido, o Caxias vivendo 2023. Já temos a lista (de quem vai renovar). Se eu divulgar tudo agora vocês ficam sem notícias (risos). Thiago Sales não ficará. Diogo Sodré tem um pré-contrato até o final do Gauchão. O nosso treinador quer disputar o campeonato Gaúcho. Por proposta financeira ele tinha propostas melhores.
Neste ano, o clube contou com apoio da empresa Success Sports, de gestão esportiva. No início eram laços de amizade. Depois, o clube oficializou a parceria. Conforme o presidente grená, a empresa seguirá ajudando o Caxias.
— O Igor (Zveibrucker) é uma pessoa do bem e quer ajudar para 2023. Quer fazer parte do processo. Em 2022 fez apoios financeiros como patrocinador e fez indicações, como empresa de esportes. Quer fazer parte e acredito que vai aumentar sua participação. É uma pessoa que conheceu o Caxias, o nosso modo de administrar e, com certeza, vai fazer muito por esse clube.