Entre 20 modalidades disputadas por quase 5 mil atletas, coube ao futebol masculino abrir os trabalhos dos jogos da 24ª Surdolimpíadas, sediada em Caxias do Sul até o dia 15 de maio.
Brasil x Camarões entraram em campo às 10h15min na Fundação Marcopolo. A seleção, treinada pelo caxiense Paulo André Cazarotto, estreou perdendo de 3 x 2. O grupo é formado também por Itália, Holanda e Irã.
A derrota foi construída ainda no primeiro tempo, quando Kuetche abriu o placar para os camaroneses aos 17 minutos. Aos 27, após belo domínio de peito na pequena área, Yao Bandaman chutou forte e ampliou o placar. Antes do intervalo, aos 43 minutos, Bandaman marcou de pênalti.
No segunda etapa, o preparo físico dos brasileiros prevaleceu sob o cansaço dos camaroneses que chegaram à cidade dos Jogos durante a madrugada. Aos 15 minutos, Alan descontou para o Brasil na saída do goleiro e aos 36 minutos o camisa 9 voltou a marcar para dar início à pressão final que tentou o empate até os últimos momentos do jogo, sem sucesso. No apito final, Camarões 3 x 2 Brasil.
Mesmo com a derrota, o técnico da equipe, o caxiense Paulo André Cazarotto avaliou de forma positiva a estreia da equipe que foi toda reformulada e teve pouco tempo para treinar:
— Tivemos dois treinos em dois anos, para quem treinou faltando três dias para a estreia, foi um bom início, mas fica um gosto amargo de perder. Dos 22 convocados, 16 nunca tinham vestido a camiseta da seleção. É um orgulho para eles, representar a comunidade surda que tanto precisa de representatividade. E eu me incluo, nós que somos ouvintes temos que nos incluir.
A seleção volta a campo na segunda-feira (2) quando enfrenta a Itália às 14h no Campo do Giannela. Ainda pela manhã deste sábado (30) o Estados Unidos venceu o Iraque por 4 x 1 e a Grécia derrotou o México por 3 x 0.