Desde 2020, a camisa 1 do Caxias era ocupada por Marcelo Pitol. Entretanto, o goleiro anunciou a aposentadoria do futebol após o Campeonato Gaúcho. Foram 155 jogos entre oficiais e amistosos. Agora, o posto está vago, mas quem deverá assumir a titularidade no começo da Série D do Brasileirão é André Lucas.
Reserva nos últimos anos, o novo camisa 1 chegou em 2018 no Estádio Centenário. No ano seguinte, o jogador atuou em 14 jogos durante o Gauchão. Após, perdeu espaço na meta grená. Em 2020, André Lucas entrou em campo em apenas dois jogos. No ano passado, o atleta foi titular em uma partida, contra a Portuguesa, em São Paulo, pela segunda fase da Série D do Brasileirão.
Na atual temporada, o reserva foi opção durante quatro partidas, pois Pitol se lesionou. André Lucas entrou no decorrer do jogo contra o Aimoré e, depois, seguiu entre os 11 titulares diante do Guarany-BA, do Brasil-Pel e do Inter.
Com a saída de Pitol na intertemporada, o entendimento no Estádio Centenário é que chegou o momento de André assumir a o posto. O próprio técnico Luan Carlos deverá ter uma conversa com o goleiro, que admite ser justo dar uma oportunidade ao goleiro pelo tempo que está no clube.
Por outro lado, o Caxias ainda busca mais um jogador para a posição. O nome de Gabriel Félix perdeu força nos últimos dias. O atleta foi um dos destaques do Camboriú e homem de confiança do técnico Luan Carlos. Contudo, Félix tem proposta de outros clubes e a situação financeira pesou. Com isso, Matheus Aurélio, 22 anos, do Hercílio Luz, deve ser anunciado nos próximos dias.