O Caxias ainda não anunciou quem será o comandante da equipe para a Série D do Campeonato Brasileiro. Após a saída de Rogério Zimmermann, a direção tem uma lista com cinco nomes, entre eles Paulo Baier, Luciano Dias, Thiago Carvalho e Léo Condé. Ao que tudo indica, o futuro treinador virá de fora do Rio Grande do Sul. O clube já tem um perfil traçado. A direção busca um profissional com modelo de jogo propositivo.
Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, o presidente grená comentou sobre a escolha do novo treinador. Paulo César Santos frisa que o Caxias precisar assertivo no nome:
— Buscamos uma filosofia de trabalho. Temos excelentes profissionais, até jovens no interior de São Paulo. Temos técnicos jovens com filosofias atualizadas, modernas. Queremos ser o mais assertivos possível. Porque quando buscamos um nome, uma pessoa, não é para três ou seis jogos.
Campeão da Série D do ano passado com a Aparecidense, o Thiago Carvalho é um dos cogitados. Com 33 anos, o profissional se enquadra no perfil estabelecido, mas o presidente argumenta que a escolha ocorre em conjunto com os demais membros de direção.
— A gente acompanhou a Série D do ano passado e para ti ver que não estamos errados. A Série D é muito difícil e vem se sobressaindo jovens. Seria um nome que tem potencial sim, mas não posso afirmar, pois em conjunto o departamento de futebol tem feito as análises. Temos uma lista —ponderou o mandatário.
No planejamento, a direção também já elencou um objetivo para a fase de grupos da Série D. O time precisa se classificar entre os dois primeiros lugares para tem uma condição melhor na fase seguinte.
— Temos sim definido o que queremos, o perfil que queremos e como queremos ver o Caxias jogando. Temos ciência que é importantíssimo, crucial buscar uma classificação entre o primeiro ou segundo do grupo. Esse é um dos objetivos. Ainda não temos a definição do nome (do treinador) — afirmou Paulo César Santos.
O presidente do Caxias disse não ser um problema espera um ou dois dias para a confirmação do novo profissional. A data limite para o anúncio é até segunda-feira (21). Nesta quinta (17), o grupo de atletas se reapresentou no estádio Centenário.
GAUCHÃO
A campanha no Campeonato Gaúcho 2022 ficou abaixo do esperado pela direção. Paulo César Santos admite que o fato de o Caxias não ter avançado de fase também reduziu o poder de investimento para a temporada.
— Projetávamos chegar entre os quatro. O Caxias também sempre conseguiu pontos com a dupla Gre-Nal. Esse ano não conseguimos. Tivemos a situação de os jogos serem decididos nos minutos finais, e por um ponto acabamos não entrando no quadrangular final. Isso nos dá menor condição de investimento — analisou o presidente.
Sobre a saída do técnico Rogério Zimmermann, o presidente disse que a decisão foi tomada em conjunto. Entretanto, o dirigente esperava uma evolução maior do grupo de atletas ao longo do Estadual já visando a Série D.
— Analisando as necessidades e o que foi trabalhado no campeonato gaúcho. Em um entendimento em conjunto tomamos a decisão de encerrarmos os trabalhos. Nós gostaríamos que tivéssemos evoluído mais no campeonato gaúcho e agora é virar a chave para Série D — enfatizou o presidente do Caxias.