O Caxias entrou em campo na tarde desta quarta-feira (12) em seu segundo amistoso da pré-temporada visando o Campeonato Gaúcho 2022. O elenco grená enfrentou o Aimoré no estádio Cristo Rei. O técnico Rogério Zimmermann contou com o retorno de seis atletas que haviam testado positivo para covid-19. O centroavante Giovane Gomez, os zagueiros Rafael Dumas e Yan Victor, o lateral-esquerdo Rennan Siqueira, o meia Matheuzinho e o atacante Gustavinho atuaram na partida.
O Caxias começou com algumas modificações. O próprio técnico grená antecipou que pretende utilizar todos os jogadores nos amistosos para dar ritmo ao grupo. O Caxias iniciou com André Lucas; Marcelo, Rafael Dumas (C), Thiago Sales, Rennan Siqueira; Marlon, Vidaletti, Diogo Sodré; Gustavo Custódio, Gustavinho e Willian. Já o Aimoré, do técnico Rafael Lacerda, foi a campo com Volpi; Bruno Ferreira, Jean, Natã, Paulinho Dias; Raphael Soares, Sassá, Carlos Alberto; Lucas Silva, Marcelinho, Luis Soares.
O JOGO
A bola rolou sob forte calor na cidade de São Leopoldo. Quem chegou primeiro ao ataque foi o Caxias. Logo aos 10 minutos, o camisa 9, Willian tentou um voleio dentro da área, mas o goleiro do Aimoré espalmou para linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Thiago Sales quase marcou, mas a zaga do Aimoré afastou em cima da linha.
A resposta do Índio Capilé veio com Sassá aos 20 minutos. O jogador aproveitou um chute no canto direito do gol grená e André Lucas fez a defesa. Dois minutos depois, novamente os donos da casa tiveram uma oportunidade em cobrança de falta no lado direito da área. Luiz Soares bateu e a bola passou perto.
Aos 24, o árbitro da partida paralisou o jogo para a hidratação dos jogadores, pois o termômetro marcava 33ºC. Depois de três minutos, a partida reiniciou e o Caxias teve uma boa oportunidade de balançar a rede. Gustavinho bateu da entrada da área, contudo, a bola desviou na marcação quase traindo o goleiro Volpi.
O Aimoré também levava perigo ao sistema defensivo do time da serra gaúcha. Aos 36, Lucas Silva, chegou a marcar o gol para a equipe mandante, mas a arbitragem anulou marcando impedimento do ataque capilé.
O primeiro tempo finalizou em 0 a 0, mas o Caxias quase chegou ao gol antes do apito do árbitro. Aos 44, Gustavinho recebeu um bom passe do jovem Willian, bateu no canto esquerdo e forçou o goleiro do Aimoré a fazer uma defesa difícil.
MUDANÇAS NO INTERVALO
Na volta do intervalo, Zimmermann colocou em campo um time praticamente novo. Apenas o volante Marlon permaneceu no gramado, mas mudou de posição, foi para lateral direita. No segundo tempo, a equipe do Caxias começou com Marcelo Pitol; Marlon, Yan Victor, Erick e Jonathan; Amaral, Davi Lopes, Renan Oliveira; Matheuzinho, França e Giovane Gomez.
Na etapa final, a equipe grená começou em cima. Giovane Gomez participou logo aos 10 minutos. Ele cabeceou próximo da trave, mas o árbitro assinalou falta do atacante. O Caxias seguiu em cima e um minutos depois, Matheuzinho cruzou e a bola quase foi direto para o gol do Aimoré.
Com a equipe jogando mais adiantada, o Caxias se manteve seguro e com alternativas ofensivas até a parada para hidratação aos 23. Na volta, França arriscou no canto esquerdo, mas a bola passou sem perigo. Em menos de cinco minutos, Giovane Gomez teve duas oportunidades para guardar de cabeça, mas o goleiro Luiz Henrique, que entrou no segundo tempo, defendeu as finalizações. O Aimoré levou perigo no segundo tempo aos 31, com um chute colocado de Marco Antônio. O chute passou perto, mas foi para fora.
O adversário seguiu sem levar dificuldades aos sistema defensivo grená no decorrer do segundo tempo. O árbitro deu mais quatro minutos de acréscimos, entretanto, o placar seguiu inalterado. O Caxias terminou o seu segundo amistoso da pré-temporada com placar de 0 a 0.
MAIS DOIS AMISTOSOS NA PRÉ-TEMPORADA
Na preparação para o Campeonato Gaúcho, o Caxias realizou o seu primeiro teste ainda em 2021. No dia 29 de dezembro, o técnico Rogério Zimmermann observou pela primeira vez o grupo no jogo-treino diante do Grêmio Sub-20. A partida terminou empatada em 2 a 2. Na sequência, veio o primeiro amistoso oficial contra o Novo Hamburgo. No dia 8 de janeiro, sábado, o grená empatou em 0 a 0 no Estádio Centenário.
Com a abertura do Gauchão remarcada para o dia 26 de janeiro, o Caxias ganhará um tempo a mais de preparação para o estadual. Com isso, o departamento de futebol já marcou mais um amistoso para o dia 19. A partida será contra o Ypiranga no estádio Colosso da Lagoa. Antes, no próximo final de semana, a equipe grená joga contra o Novo Hamburgo, sábado (15), às 17h, no Estádio do Vale. Na primeira rodada do Campeonato Gaúcho, o grená enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre, na Arena.