Não foi a estreia em casa que o torcedor grená esperava no primeiro jogo da temporada no Estádio Centenário. O Caxias empatou em 1 a 1 com o São José, na tarde deste domingo (30) . Os comandados do técnico Rogério Zimmermann saíram na frente com gol de Giovane Gomez, de pênalti. Porém, o Zeca empatou em um golaço de bicicleta de Crystopher e criou as melhores chances do jogo.
As equipes marcaram somente no segundo tempo. O goleiro Marcelo Pitol fez defesas difíceis e brilhou para evitar a virada do rival da Capital. O Caxias pecou no setor de criação e quase viu os visitantes saírem com uma vitória no Centenário.
Zimmermann promoveu apenas uma mudança na equipe titular do Caxias para enfrentar o Zeca. Na lateral esquerda, Rennan Siqueira foi para o banco de reservas. Jonathan começou entre os titulares. Nas demais posições, o comandante deu sequência no time que fez a estreia no Gauchão contra o Grêmio, na derrota por 2 a 1.
DIFICULDADES NO 1º TEMPO
Nos primeiros minutos, o São José tentou impor seu ritmo e levou perigo a meta do Caxias. O time da capital tentou surpreender em jogas rápidas. Contudo, a primeira chance clara veio dos pés do time da casa. O atacante França recebeu em velocidade pela direita e tentou um chute cruzado para surpreender o goleiro Fábio. A bola passou perto do travessão e foi para fora. Dois minutos depois, outra grande oportunidade para o grená. O lateral-esquerdo Jonathan arriscou da entrada da área e o goleiro Fábio fez outra grande defesa.
Aos 17 minutos, o São José teve a sua oportunidade mais clara de abrir o placar. Mazola, ex-Caxias, recebeu um passe do camisa 10 Sillas e apareceu livre na marca do pênalti. O atacante do Zeca bateu de primeira, mas a bola subiu demais. Aos 29, Everton Bala arriscou de fora da área e o goleiro Marcelo Pitol foi forçado de espalmar.
Com problemas para criar pelo meio, o Caxias caiu de intensidade no decorrer do jogo. O time apostava em jogadas pelas laterais, principalmente pelo lado esquerdo, com Jonathan e Matheuzinho. Entretanto, enfrentou nova dificuldade nas finalizações. O grená passou por apuros depois dos 40 minutos. Em cobrança de falta, Everton Bala bateu perto do ângulo esquerdo de Pitol. A bola passou muito perto da trave. Cinco minutos depois, novamente o camisa 9 do São José quase marcou. Desta vez, a bola encontrou a trave, que salvou o Caxias de ir para o vestiário com uma derrota parcial.
RETORNO MOVIMENTADO
O grená voltou do intervalo com uma substituição. O técnico sacou o camisa 10, Renan Oliveira, e mandou para o jogo outro atleta de criação, Diogo Sodré. Com menos de dois minutos, o Zeca levou perigo. Everton Bala entrou livre pela esquerda, finalizou e Marcelo Pitol evitou a abertura do placar no começo do segundo tempo.
Aos 12 minutos, Giovane Gomez apareceu em velocidade no corredor direito. O camisa 9 fez a função de ponta, ingressou na área e cruzou para França. Na melhor chegada grená no recomeço, o atacante tentou o cabeceio, mas um desvio no caminho atrapalhou a oportunidade de balançar a rede.
O centroavante voltou inspirado no segundo tempo. Aos 16 minutos, Giovane Gomez ingressou na área e foi derrubado pelo goleiro Fábio. O árbitro marcou pênalti para o grená. Ele mesmo foi para cobrança e levantou a torcida na estreia em casa no Gauchão. Com 1 a 0 no placar, o Caxias quase ampliou com França. Ele entrou livre pela direita e bateu forte, mas alto.
PITOL BRILHA, MAS NÃO EVITA GOLAÇO
O goleiro do Caxias fez defesas importantes no segundo tempo. Marcelo Pitol operou o primeiro milagre da temporada no estádio Centenário aos 25 minutos. Em cabeçada à queima roupa, o camisa um salvou em cima da linha.
Um minuto depois, Pitol não conseguiu evitar o gol de empate. Crystopher puxou uma bicicleta dentro da área e fez um golaço, empatando o jogo. Logo após o gol, Zimmermann colocou o centroavante Batista no lugar de Giovane Gomez, e Gustavinho na posição de França. Aos 31, Pitol salvou com a ponta dos dedos uma finalização cruzada de Padu, do Zeca.
O jogo seguiu aberto nos minutos finais com as duas equipes buscando a vitória. O Caxias tentava o gol na bola parada ou em jogadas pelos lados. Contudo, a partida terminou com placar de 1 a 1 e vaias da torcida grená após o apito final. Na terceira rodada, o Caxias enfrenta o Aimoré, no Estádio Cristo Rei, às 19h, no quinta-feira (2)
FICHA TÉCNICA
Caxias 1x1 São José
Campeonato Gaúcho 2022 - 2ª Rodada
Local: Estádio Centenário
Data: 30/01/2022
Caxias
Marcelo Pitol; Marcelo, Rafael Dumas, Thiago Sales, Jonathan (Rennan Siqueira 32/2°); Amaral, Davi Lopes, Renan Oliveira (Diogo Sodré 00/2°); Matheuzinho (Marlon 22/2°), França (Gustavinho 28/2°), Giovane Gomez (Batista 28/2°). Técnico: Rogério Zimmermann
São José
Fábio Rampi, Lissandro (Alex Murici 10/2°), Pablo, Bruno Jesus, Marcelo; Fabiano (Padu 15/2°), Crystopher, Sillas (Gabriel Lima 32/2°); Gui Vieira (Tiago Pedra 00/2º), Mazola (Kevin Quejada 15/2º) e Everton Bala. Técnico: Pingo
Gols: Giovane Gomez (17/2°), Crystopher (26/2°).
Amarelos: Rafael Dumas (C), Gui Vieira (SJ), Fabricio (SJ), Davi Lopes (C), Marcelo (C), Tiago Pedra (SJ)
Arbitragem: Douglas Schwengber foi o árbitro, auxiliado por Lucio Beiersdorf Flor e Cássio Pires Dornelles. O quarto árbitro foi Deividi Souza de Freitas.
Publico: 856 pessoas
Renda: 9.825,00