Cidade-sede da 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, que acontecerá entre 1º e 15 de maio de 2022, Caxias do Sul já recebe alguns delegados internacionais que representam ao menos 15 países participantes, além de três diretores técnicos do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) . O Congresso Técnico dos Jogos inicia neste sábado (15), e vai até segunda-feira (17), no Teatro da UCS.
A maioria das delegações não pôde comparecer a Caxias do Sul para o evento. A preocupação com a Covid-19 e a dificuldade em obter o visto foram problemas enfrentados para as ausências, como explica o CEO do Comitê Organizador, Richard Ewald.
— A alta taxa de contaminação por Covid-19 em grande parte do mundo neste momento interferiu para que algumas delegações não pudessem comparecer no Congresso Técnico. Outros países relataram dificuldades em conseguir visto de entrada. Mesmo assim, teremos um grande evento na cidade e respeitaremos todos os protocolos exigidos pelo município para a realização do evento com segurança — relatou.
O primeiro dia do Congresso Técnico será voltado para as plenárias, discussões e apresentação do livro manual dos jogos em Caxias do Sul, que serve como referência para as delegações. Diana Kyosen, Presidente da Confederação Brasileira de Esportes para Surdos (CBDS), será responsável pela abertura do evento na manhã de sábado (15), juntamente com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Gabriel Citton, que representará o prefeito Adiló Didomênico.
No domingo (16), os participantes do Congresso farão visitas às instalações dos Jogos, como locais de competição, treinos e a sede central da organização, que será nos Pavilhões da Festa da Uva. No mesmo dia, os delegados internacionais terão contato com a cultura local, onde visitarão pontos turísticos de Caxias do Sul e terão refeições típicas do Estado e da região da Serra.
Por fim, na segunda-feira (17) pela manhã, acontecem as plenárias finais e o encerramento do evento, com a manifestação do caxiense Gustavo Perazzolo, atual Presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos. O sorteio das chaves de esportes coletivos tradicionais, como futebol, basquete e handebol, está previsto para ser realizado em março, de forma online, com a participação de todas delegações que competirão nas Surdolimpíadas.