O Caxias do Sul Basquete segue conquistando marcas importantes em sua história no basquete brasileiro. Em 15 anos de existência, a equipe da Serra conquistou a Liga Ouro, em 2015, ficou em quinto no Novo Basquete Brasil (NBB), em 2018, a melhor campanha na elite, e nesta temporada dá mais uma passo para se firmar entre os grandes do esporte nacional.
Pois em 2022, o time comandado pelo técnico Rodrigo Barbosa conquistou a inédita participação na Copa Super 8, um torneio entre os turnos do NBB, reunindo os oito melhores qualificados na primeira parte do campeonato na luta por uma vaga na Basktball Champions League Americas. Esta será a quarta edição da disputa, que ocorre desde 2018 - em 2020 não houve a competição por conta da pandemia do coronavírus.
Com uma campanha regular durante os primeiros 16 jogos da temporada, a equipe caxiense foi construindo a evolução até alcançar o oitavo lugar. Nesta quarta-feira (12), o Caxias acabou derrotado para o Paulistano, em São Paulo, por 89 a 83, mas mostrou entrega no Ginásio Antônio Prado Jr.
Para Rodrigo Barbosa, que além de técnico é um dos idealizadores do time, chegar no Super 8 marca um novo momento na história da equipe:
— A gente sempre falou no crescimento do projeto em todos os aspectos, desde a mudança para o Ginásio do Sesi, toda a parte de marketing, todas as ações que estamos desenvolvendo. E tudo passa pela equipe que entra em quadra. Num campeonato tão equilibrado como o NBB, conseguir se manter entre os oito colocados do primeiro turno reforça tudo o que a gente vem fazendo, dá credibilidade e força ao nosso trabalho. O projeto como um todo ganha com essa participação e isso faz com que a gente tenha ainda mais força para seguir em frente.
Com a oitava colocação, o Caxias Basquete irá encarar o Franca nas quartas de final do Super 8, no confronto domingo (16), às 12h, no Ginásio Pedrocão, no interior paulista. Mesmo pegando um dos favoritos ao título em jogo único, Rodrigo Barbosa acredita que o time pode chegar longe na competição.
— A competição é muito difícil, são jogos eliminatórios em que os primeiros têm a vantagem de jogar em casa. Vamos enfrentar o Franca, uma equipe montada para chegar nas primeiras colocações do NBB e também no Super 8, mas o nosso objetivo é continuar crescendo, evoluindo, buscando os resultados, a gente sabe que é possível apesar das dificuldades, nosso objetivo é buscar o resultado. Vamos trabalhar com o máximo de empenho para que a gente possa conseguir essas vitórias e seguir adiante dentro do campeonato — avaliou Barbosa.
A história mais uma vez está feita e o Caxias Basquete mostra que não é mais só uma modinha na cidade, mas uma equipe que já guarda seu lugar no esporte brasileiro.