O Caxias do Sul Basquete encerrou a participação no primeiro turno do Novo Basquete Brasil (NBB) com derrota, mas mostrando uma equipe mais encorpada com o retorno de jogadores que estavam afastados por conta da covid-19. Na noite desta quarta-feira (12), no Ginásio Antônio Prado Jr., em São Paulo, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa perdeu por 89 a 83 para o Paulistano, ficando na oitava colocação da primeira parte da competição.
Com isso, o adversário do Caxias Basquete em sua primeira participação na Copa Super 8 será o Sesi Franca, líder do NBB e invicto. O confronto de quarta de final ocorre no domingo (16), às 12h, no Ginásio Pedrocão, em Franca. A partida terá transmissão pela ESPN. Quem passar, pega na semifinal o vencedor de São Paulo x Bauru.
Com o time mais próximo da rotação inicial, com os retornos do armador Cauê Verzola e do ala/pivô Rafa Oliveira, o Caxias Basquete começou com força. Em um primeiro período de muita disputa e equilíbrio, o Paulistano só conseguiu abrir a pontuação de três de vantagem no último lance, ganhando o quarto por 20 a 17.
Na segunda parcial, com Eddy com a mão quente nos arremessos de longe, o Caxias Basquete conseguiu a virada e sufocou o time da casa. No período, o Caxias fez 30 a 22, levando o jogo para o intervalo vencendo por 47 a 42.
No terceiro quarto, o Caxias iniciou desligado e o Paulistano, precisando da vitória para chegar ao Super 8, teve o bom aproveitamento de Anderson Barbosa, atacando bem e mostrando empenho defensivo.
O time da casa, com isso, conseguiu tomar novamente a frente do marcador. O Caxias Basquete, na tentativa de encostar, precisou marcar mais forte, o que gerou um alto número de faltas. O Paulistano terminou o período com 65 a 63 - 23 a 16 no quarto.
No último quarto, o cansaço bateu forte para o grupo reduzido do Caxias Basquete, que somou a isso a irritação com a arbitragem. Assim, Humberto recebeu duas faltas técnicas e foi excluído do jogo. Eddy, mais perto do final, cometeu a quinta falta e teve que sair da quadra. O Paulistano conquistou a vaga no Super 8 com a vitória por 89 a 83, com 24 a 20 no período. A equipe de São Paulo enfrentará o Flamengo, enquanto o Caxias Basquete se concentra no invicto Franca.