Em entrevista coletiva antes da viagem para São Paulo, onde o Caxias enfrenta a Portuguesa pelo Campeonato Brasileiro Série D, o técnico Rafael Jaques foi questionado sobre já ter se vacinado contra o coronavírus e optou por não responder. Após a leitura da pergunta pelo assessor de imprensa do clube, o treinador respondeu: "próxima", e a entrevista seguiu com os demais questionamentos dos jornalistas.
Jaques testou positivo para a covid-19 em 1º de agosto e ficou afastado das atividades presenciais do clube por 20 dias. Com o agravamento do quadro, ele foi internado em um hospital de Porto Alegre em 12 de agosto, onde permaneceu por quatro dias. Na época, ele não havia se vacinado.
Conforme as orientações das autoridades de saúde, todos os pacientes que tiveram o diagnóstico positivo para a covid-19 devem se vacinar com as duas doses da vacina, sendo a primeira dose após 30 dias a partir do início dos sintomas da Covid-19 ou da data de coleta da primeira amostra de RT-PCR positiva para Sars-CoV-2.
Segundo fontes consultadas pelo Pioneiro em GZH, o treinador do Caxias recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 na última terça-feira (14). Entretanto, não se sabe o motivo pela opção de não falar sobre o assunto.