O Juventude inicia, nesta quinta-feira (17), a disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Será a segunda participação seguida do Verdão na competição. Na temporada passada, o time alviverde chegou até a fase semifinal e foi eliminado para o Ceará. O primeiro jogo será diante do Fluminense, às 15h, no Estádio Homero Soldatelli.
O técnico Roberto Maschio foi mantido e segue no comando da equipe . O elenco é formado, na grande maioria, por jogadores sub-20 que irão buscar experiência.
— Esse ano é um pouco diferente o formato. No ano passado, tínhamos um plantel com muitos jogadores. Depois. trouxemos mais alguns para nos ajudar. Neste ano, temos um planejamento com a direção da categoria de base para usar os jogadores sub-20, com idade de sub-19 na grande maioria. O objetivo é dar rodagem para esse grupo e para os atletas que estão no profissional e que vão nos ajudar em alguns jogos — comentou Roberto Maschio.
A competição permite a utilização de até quatro atletas com idade superior a 23 anos na relação de atletas da partida. O Juventude não descarta utilizar atletas que estão no time principal. O zagueiro Kelvin, o volante Kelvi, o lateral-esquerdo Dudu e o atacante Nicolas são atletas que estão no profissional e podem aparecer em algum jogo dos Aspirantes por ainda estarem na idade sub-23.
O elenco conta com algumas novidades. O goleiro Ronald, que estava emprestado ao Corinthians, retornou. O volante Pará, que havia sido cedido ao Bahia por empréstimo, também voltou. O zagueiro Jéder, do Progresso, e o meio-campista Samuel, com passagem pelo Goiás, chegaram através de avaliações da captação do Juventude.
O zagueiro Washington, do Planaltina, o lateral-direito Gabriel Camargo, do Novo Hamburgo, o lateral-esquerdo Thalis, que passou pelo Sport e Inter, e o meia Matheus Pagliarin, vindo por empréstimo do Grêmio, o atacante João Vitor, do Ceará, e o atacante camaronês Paul também chegaram para a disputa do Brasileirão de Aspirantes. Os demais são oriundos das categorias de base do clube.
O meia Lucca, que já foi convocado para a Seleção de Luxemburgo, e o lateral-esquerdo Da Rocha são os jogadores mais novos do elenco. Ambos são nascidos em 2004, ou seja, são sub-17.
Elenco
Goleiros: Simonetto, Arthur Ribas e Ronald
Zagueiros: Jeder, Deivid, Tolfo e Washington
Laterais-direitos: Nicolas, Gabriel Camargo e Lucas Ôchoa
Laterais-esquerdos: Da Rocha, Thalis e Dudu
Meio-campistas: Thobias, Kelvi, Pará, Henrique Padilha, Lucca, Samuel, Ronald e Matheus Pagliarin
Atacantes: Nicolas Ferri, Gilmar, Pedro Lucas, João Vitor, Michael, Rodriggo, Theylor e Paul