Henrique Padilha, 18 anos, é meia e joga no Juventude há seis anos. Ele é mais um personagem da Série "De olho na base". O jovem está na equipe sub-23 que disputa o Campeonato Brasileiro de Aspirantes.
O começo no futebol foi logo cedo, aos seis anos, mas não foi no campo. Foi nas quadras.
— Comecei quando tinha apenas seis anos, na escolinha de futsal do Juventude. Aos oito, fui para o América Futsal, onde permaneci até o sub-17. No meio disso, aos 10, fui para o campo, para jogar no Caxias. E fiquei até os 13 anos. Depois disso, fui para o Juventude, onde já faz seis anos que estou no clube — disse o jovem.
Em 2020, Henrique fez parte da equipe vice-campeã da Copa Santiago de futebol juvenil. O Ju enfrentou o Palmeiras na final da competição e, com arbitragem polêmica, acabou derrotado pelo placar de 1 a 0, ficando com a segunda colocação no campeonato.
Henrique também participou da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe sub-20 foi derrotada pelo Corinthians por 3 a 1 e saiu na terceira fase do principal torneio de base do Brasil. O meia marcou um dos gols da vitória de virada do Juventude sobre o Comercial, pela segunda rodada da competição. Agora, com 18 anos, está no Brasileirão de Aspirantes.
— Eu encaro essa oportunidade como um grande desafio, por estar jogando com jogadores mais velhos e, nas minhas oportunidades, tento aproveitar ao máximo — comentou.
Henrique Padilha está longe do porte físico dos gigantes do futebol. Ele tem 1m65cm, mas compensa a baixa estatura com a qualidade e a velocidade.
— As minhas características são o bom passe, uma boa visão de jogo e uma boa finalização . A principal dificuldade que eu tenho no futebol é pelo meu tamanho. As minhas maiores dificuldades acho que foram por não ter recebido tantas oportunidades quanto merecia. Às vezes, por causa da força física também, mas, principalmente, pelo tamanho — completou.
Ídolos
Fã de Neymar dentro das quatro linhas, fora de campo Henrique admira os pais Rodrigo e Carina. São eles os verdadeiros apoiadores do jovem na busca pelo sonho.
— Os meus ídolos são meu pai e minha mãe, por estarem sempre me apoiando, sempre me ajudando, nos momentos bons e ruins. Sempre estão presente. No futebol, é o Neymar, por sua personalidade e genialidade dentro de campo — finalizou
Ficha do atleta:
Nome: Henrique Padilha
Idade: 18 anos
Posição: meia
Características: bom passe, boa visão de jogo e boa finalização
Cidade natal: Caxias do Sul
Chegou no Ju quando: 2014
Ouça o especial do programa Show dos Esportes na Rádio Gaúcha Serra:
Veja imagens do meia