O Juventude é um clube formador. Na sua história revelou grandes goleiros como Isoton, Márcio, Diego e Elias. Com o sonho de entrar para essa lista está William, 22 anos, mais um personagem da Série "De olho na base". Natural de Santa Cruz do Sul, o atleta chegou ao Ju em 2015 e, atualmente, está no elenco que disputa o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, inclusive defendendo um pênalti na última partida contra o Fluminense.
O começo no futebol foi aos 12 anos na cidade natal, na escolinha de futebol do Santa Cruz. O incentivo e os trabalhos iniciais foram com o preparador de goleiros Edson Marcelo.
— Eu iniciei na escolinha do FC Santa Cruz, que é da minha cidade, Santa Cruz do Sul. Iniciei os trabalhos coletivos, mas a gente não tinha preparador de goleiros. Então, comecei a trabalhar com outro preparador de goleiro. Isso foi quando eu tinha 12 anos, hoje tenho 22, e quando vou para a minha cidade, ainda, nas férias, trabalho com ele, mantenho treinamento com ele. Isso aí foi o início, depois, no sub-15 eu fui para o Fragata FC, em Pelotas, e no sub-17 vim para o Juventude — relembrou o goleiro.
William, que chegou ao Juventude na categoria sub-17, tem ídolos na profissão. O principal deles é o goleiro Alisson, do Liverpool e da Seleção Brasileira. Mais próximo e com quem treina muita vezes está o atual camisa 1 do Juventude: Marcelo Carné.
— Atualmente, jogando, meu ídolo, o cara que eu me inspiro muito, que eu acompanho sempre e tento puxar muito para o lado dele é o Alisson, goleiro da Seleção Brasileira. Na minha visão, é um goleiro muito completo. Desde a época que ele começou a jogar no Inter, eu sempre acompanhei, e é uma referência que eu tenho. Mas também, mais perto, a gente tem aqui no profissional, o goleiro Marcelo Carné, que a gente acompanha no dia-a-dia, e é um cara extremamente profissional, é um baita goleiro que é também uma referência muito grande para mim e acredito que para todos os garotos da base. É uma grande referência e um baita profissional— disse o goleiro, que se definiu com as seguintes características:
— Acho que força e explosão são as principais características, e a saída de gol também é algo que eu tenho comigo e tento aperfeiçoar bastante. Assim como o jogo com os pés.
Mesmo com somente 22 anos e ainda em busca do sonho para se firmar na carreira, William já enfrentou dificuldades na trajetória. Algumas curiosas como até expulsão de alojamento em outro clube.
— A gente já passou por muita coisa. Já tive alojamento que não tinha comida, já fui expulso de alojamento por diretores. Em função de que eu ia trocar de clube, o diretor me trancou para fora do alojamento. Já passamos por muita coisa, mas acho que a principal dificuldade é diária, que é a distância, ficar longe dos familiares, das pessoas que a gente gosta — lembrou o jogador.
Brasileirão de Aspirantes
O Juventude continua sua caminhada no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Após dois jogos, lidera o grupo na segunda fase. Durante a competição, William foi titular em cinco partidas e o time alviverde está invicto com ele na meta. Dois empates diante do Vila Nova-GO e Corinthians e três vitórias diante do Paysandu, Coritiba e Fluminense. Nestes jogos, o Juventude não tomou gol.
— Essa oportunidade do Brasileirão é muito boa, é um campeonato que veio muito a agregar, vai agregar muito para nós. A gente está trabalhando no profissional, mas acaba não tendo muita oportunidade para jogar. Então, ter essa sequência de jogos aí é uma baita experiência, e, com certeza, vai agregar muito para a nossa carreira e para, depois, conseguirmos jogar no profissional — disse o goleiro.
Ficha do atleta:
Nome: William Arthur Assmann
Idade: 22 anos
Posição: goleiro
Características: força e explosão
Cidade natal: Santa Cruz do Sul
Chegou no Ju quando: 2015
Ouça o especial do programa Show dos Esportes na Rádio Gaúcha Serra: