Ronald Machado Belé, 19 anos, meia do Juventude, é o sexto personagem da série "De olho na base". O jovem está na equipe sub-23, que disputa o Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Natural de Flores da Cunha, 20 km de Caxias do Sul, o jogador começou no futebol ainda quando criança, com o incentivo do pai Rosinei. Aos seis anos foi descoberto pela escolinha Nova Era, na sua cidade, e foi ali que tudo iniciou.
Leia Mais
De olho na base: conheça o atacante Gabriel Aires, do Juventude
De olho na base: conheça o centroavante Theylor, do Juventude
— Comecei porque desde cedo meu pai sempre dava bola de presente para mim e para o meu irmão mais velho. A gente jogava na rua. Aos 6 anos, eu fui ver o meu pai jogar uma pelada. Tinha um cara que tinha uma escolinha, ele viu a gente jogando e falou 'venha lá fazer um treino comigo'. A gente foi, e aí que começou — lembra Ronald.
O meia Ronald chegou ao Juventude ainda nas escolinhas em 2008. Após um amistoso entre o Nova Era e o Ju, ele foi observado e chamado para atuar no time alviverde. Isso com seis para sete anos. Depois passou pelo Grêmio e voltou para o Verdão.
— Eu vim para o Ju, porque logo que eu cheguei nessa escolinha, a gente teve um jogo contra o Juventude. Os caras me viram jogando e me trouxeram para cá. O Juventude foi meu primeiro clube. Cheguei com seis para sete anos. Depois que eu fui para o Grêmio. Agora voltei — comenta o jogador.
Ronald se considera um meia com bom passe, com técnica, com boa capacidade de finalização e força. Características que ajudam o jovem no seu desenvolvimento como atleta para tornar-se um jogador profissional.
— As minhas características são o bom passe, a visão de jogo, a minha técnica. Sou um jogador muito técnico. Acredito que finalização também é meu ponto forte — contou o jogador de 19 anos.
Como todos que buscam os seus sonhos, Ronald teve muitos desafios para superar e ultrapassar. Dificuldades foram dribladas neste caminho rumo ao sucesso.
— Acho que a principal dificuldade que eu passei, foi quando eu era muito novo. Meu primeiro clube era muito longe da minha casa, tinha que me deslocar de uma cidade para outra, tinha que pegar ônibus, e eu não tinha o dinheiro para o ônibus. Todo dia era uma luta para conseguir dinheiro para dinheiro. Isso me marcou muito. Acho que foi minha principal dificuldade — contou Ronald.
O Brasileirão de Aspirantes é uma competição sub-23. Mesmo com 19 anos, Ronald está na equipe que disputa o campeonato e encara como ótima chance para mostrar seu trabalho na equipe alviverde.
— Estou encarando como uma oportunidade única. Acho que é uma competição muito boa, tanto para mim, quanto para os outros jogadores. É uma competição muito grande, em nível nacional, tem muita gente acompanhando. Então, a gente tem que aproveitar, desfrutar o melhor possível dessa competição e ter certeza que a gente vai longe. O grupo bom e estamos trabalhando forte — revela o meia.
Ronald se diz fã dos seus pais, mas no futebol é admirador de Ronaldinho Gaúcho. O meia usa o exemplo do ídolo para tornar essa inspiração em realidade dentro de campo.
— Os meus ídolos, na verdade, são meus pais. No futebol, meu ídolo é o Ronaldinho Gaúcho, que é o melhor cara que eu vi jogar até hoje. Eu me inspiro muito nele, pela qualidade técnica dele, pelos dribles, pela inteligência jogando — afirmou o jovem.
Ficha do atleta:
Nome: Ronald Machado Belé
Idade: 19 anos
Posição: Meia
Características: Bom passe, técnica, chute e força
Cidade natal: Flores da Cunha
Chegou no Ju quando: em 2008
Ouça o especial do programa Show dos Esportes na Rádio Gaúcha Serra: