O sonho de jogar futebol pode ultrapassar milhares de quilômetros de distância, e até mesmo continentes. É o caso de Lucca Andrioli Rodrigues, 16 anos, meia da base do Juventude, que recebeu uma convocação, para um período de observação em uma seleção do Velho Continente.
Luxemburgo é um pequeno país europeu, de 500 mil habitantes, quantidade semelhante a população de Caxias do Sul. Faz fronteira com Bélgica, Alemanha e França. No futebol, a seleção nunca participou de uma Eurocopa e jamais conquistou vaga para a Copa do Mundo em sua história.
Leia Mais
Meia da base do Juventude é convocado para seleção de Luxemburgo
Acompanhe a transmissão de Ju x América-RN pelas rádios Atlântida e Gaúcha Serra
Em 2018, um time entrou para a história do futebol de Luxemburgo. O pequeno país garantiu sua primeira participação na fase de grupos de uma competição europeia. A façanha foi protagonizada pelo Dudelange, fundado em 1991. O time chegou ao grupo da Liga Europa, composto por Milan, Betis e Olympiacos.
Mesmo sem muita tradição no futebol e sem grande feitos, o futebol luxemburguês conta com um bom poder de observação e encontrou, em Caxias do Sul, Lucca Andrioli. O garoto tem ligação com o país, através da família materna, e em 2017 conseguiu a cidadania luxemburguesa.
— Foi uma experiência muito boa. Consegui evoluir muito com o futebol europeu, com um estilo diferente do nosso. O pensamento precisar ser mais rápido — disse Lucca, que ficou na Europa treinando entre os dias 17 e 27 de fevereiro.
A seleção luxemburguesa, na qual Lucca fez parte, teve 25 jogadores. Entre eles, atletas oriundos de Portugal, da Bósnia, da Croácia e da Albânia. Entre os garotos, alguns defendem o Bayern de Munique e o Stuttgart, da Alemanha, e o Standard Liège, da Bélgica.
Lucca participou de dois amistosos por Luxemburgo. Um contra o Bayer Leverkusen, derrota por 2 a 1, e outra com a seleção da Bélgica, na vitória por 4 a 3, inclusive, marcando gol.
— Foi marcante pela experiência de ser convocado para uma seleção e fazer um gol contra a Bélgica. Foi um momento muito feliz. Nem acreditei, e pensei muito na minha família, que sempre me apoiou em tudo — disse o caxiense, mas que sempre morou em Carlos Barbosa e é filho de Marcos Antônio Rodrigues e Ângela Andrioli.
Atualmente defendendo o Juventude, Lucca iniciou aos quatro anos nas categorias de base da ACBF, em Carlos Barbosa, e jogou futsal até os 13 . Agora, o jovem aguarda por novas convocações. A Federação Luxemburguesa de Futebol irá consultar a FIFA sobre a possibilidade de levá-lo para torneios oficiais.
Confira o programa na íntegra: