A eliminação do Caxias na semifinal do Campeonato Gaúcho para o Grêmio marcou a despedida do técnico Rafael Lacerda. O treinador estava no cargo desde o segundo semestre de 2019. Em quase dois anos como comandante da equipe grená, teve eliminações na Copa Seu Verardi e na Série D do Campeonato Brasileiro, título do primeiro turno do Gauchão — depois vice-campeonato Estadual — e polêmicas em suas entrevistas.
Rafael Lacerda teve quatro passagens no Caxias como jogador: 2007, 2009 a 2012 e 2016. Como atleta, conquistou a Taça Piratini em 2012, a Divisão de Acesso e a Copa Larry Pinto de Faria, em 2016. Em 2018, retornou ao clube para realizar um estágio como auxiliar-técnico de Luiz Carlos Winck. No ano seguinte, foi efetivado como auxiliar permanente do clube e trabalhou com os técnicos Pingo e Paulo Henrique Marques.
No segundo semestre de 2019, Lacerda foi efetivado como treinador para a disputa da Copa Seu Verardi, competição do segundo semestre da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Foram 14 partidas, com sete vitórias, dois empates e cinco derrotas. O Grená foi eliminado na semifinal para o Pelotas. Após o torneio, o treinador foi mantido para a temporada 2020.
No Gauchão do ano passado, conquistou o primeiro turno (Taça Ewaldo Poeta) e se garantiu na decisão do campeonato. Na final, perdeu o título para Grêmio e ficou com vice. Durante o Gauchão, venceu o Grêmio três vezes e perdeu uma. Na Copa do Brasil, não pode comandar o Caxias diante da eliminação polêmica contra o Botafogo devido a uma suspensão ainda da Série D de 2019.
No segundo semestre, o grande objetivo de algumas temporadas: o acesso à Série C. No entanto, não foi alcançado. Após uma primeira fase com muitas dificuldades — Caxias ficou seis jogos sem vencer e teve uma vitória em 10 partidas —, terminou em terceiro lugar a primeira fase e foi eliminado para o Mirassol no primeiro mata-mata. Mesmo assim, a direção manteve o treinador para a atual temporada. No ano passado, foram 32 jogos, com 15 vitórias, 10 empates e sete derrotas.
Por fim, o Campeonato Gaúcho deste ano. O Caxias começou com três vitórias e um empate nas quatro primeiras rodadas, porém depois a campanha ficou irregular. Nos últimos sete jogos, nenhuma vitória. Contando a Copa do Brasil — eliminação para o Fortaleza —, o Caxias teve 14 jogos, quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas neste começo de ano sob o comando de Rafael Lacerda.
Entrevistas polêmicas
O técnico Rafael Lacerda também teve uma passagem destacada em entrevistas mais fortes. O treinador nunca escondeu o perfil mais incisivo em algumas respostas. No ano passado, em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, ele comentou sobre a relação com a imprensa e o fato de alguns comentários serem levados para o lado pessoal, segundo ele. Além disso, o título do primeiro turno do Gauchão, de acordo com o treinador, era considerado "meio título" por alguns.
O treinador também comentou as saídas polêmicas do auxiliar Jeferson Ribeiro e do preparador de goleiros Daniel Crizel em meio a Série D. Após a eliminação na competição nacional, Lacerda afirmou que "Agora é o momento que todo mundo vai atirar pedra".
A pré-temporada do Caxias neste ano ganhou mais alguns dias com a confirmação da estreia do time no Gauchão somente em 3 de março, contra o São José, em Porto Alegre. O adiamento do jogo contra o Grêmio, que seria na primeira rodada do Gauchão, incomodou o técnico grená que disse: "O campeonato é direcionado para a dupla Gre-Nal".7
Durante o Gauchão, após o Ca-Ju, Lacerda defendeu o técnico Marquinhos Santos, do Juventude, e comentou fortemente sobre as críticas realizadas em redes sociais. Outra entrevista mais polêmica, foi na véspera do jogo decisivo contra o Pelotas. O técnico anunciou sua saída após o Gauchão. Por fim, mais recentemente, o treinador criticou o árbitro Vinicius Amaral e o VAR, após a derrota para o Grêmio, além de fazer um apelo para a FGF.
Números de Lacerda em jogos oficiais
2019 - Copa Seu Verardi
14 jogos
7 vitórias
2 empates
5 derrotas
2020 - Gauchão, Copa do Brasil e Série D
32 jogos
15 vitórias
10 empates
7 derrotas
2021 - Gauchão e Copa do Brasil
14 jogos
4 vitórias
5 empates
5 derrotas
2019 a 2021
60 jogos*
26 vitórias
17 empates
17 derrotas
52,7% de aproveitamento
*Contando os jogos em que Lacerda esteve no clube. Em três partidas, no ano passado, ele estava suspenso e time foi comandado à beira do campo pelo auxiliar Jeferson Ribeiro. Foram duas vitórias (São Caetano e Tubarão) e um empate (Botafogo).