Novamente derrotado para o Grêmio, o Caxias está eliminado do Campeonato Gaúcho. O Grená foi à Capital tentando reverter a desvantagem sofrida em sua casa, lutou até o fim, mas perdeu por 2 a 0 e encerrou sua participação no Estadual na quarta posição. A partida marcou a despedida do técnico Rafael Lacerda no comando do clube.
Agora, para confirmar uma vaga na Copa do Brasil 2022, a equipe do Estádio Centenário precisa que Grêmio, Inter ou Juventude classifiquem-se para a Copa Libertadores do próximo ano. Já com o comando de Rafael Jacques, o Caxias começa a sua trajetória do Campeonato Brasileiro Série D, em 6 de junho, contra o Juventus-SC.
O Caxias até conseguiu ameaçar mais a meta do goleiro Brenno do que o Grêmio a de Marcelo Pitol, contudo, o primeiro tempo foi do Tricolor controlando a posse de bola e ampliando a vantagem já construída em Caxias do Sul.
O Grená chegou primeiro aos 10 minutos. Jhon Cley cruzou da direita, Ruan furou e a bola sobrou para Tontini, dentro da área. Ele chutou com perigo, mas houve desvio da defesa Grêmio. Na cobrança de escanteio, Bruno Ré apareceu na primeira trave, conseguindo o cabeceio, que passou perto da meta de Brenno.
Na primeira chegada do Grêmio, o gol marcado por Matheus Henrique, aos 27min. Ferreira recebeu na área pela direita e balançou a marcação de Bruno Ré, que caiu. Com liberdade, o atacante gremista cruzou para Matheus Henrique, que mandou para as redes, de cabeça.
No momento da conclusão, o volante tricolor foi atingido por Pitol com um chute na cabeça. O jogo ficou paralisado é Matheus Henrique se recuperou, porém o goleiro não foi advertido.
Aos 31 minutos, o Caxias teve a chance do empate. Jhon Cley foi na linha de fundo e cruzou, achando Tontini livre na meia lua da grande área, mas ele errou o chute.
Oito minutos depois, nova oportunidade para o Grená. Após cobrança de escanteio de Jhon Cley, Thiago Sales cabeceou Brenno fez grande defesa. No rebote, Mattis tentou a finalização e defesa do Grêmio cortou.
Já nos acréscimos da primeira etapa, o Grêmio teve um gol anulado, marcado por Darlan. Luiz Fernando estava em posição irregular.
Segundo tempo
Precisando de dois gols para igualar o placar agregado, o Caxias voltou para o segundo tempo com mudanças, para tentar equilibrar o meio-campo, com as entradas de Henrique e Carlos Alberto. Lacerda formou um tripé no meio, com Juliano, Tontini e Carlos Alberto, e inverteu os pontas.
Entretanto, o Grená só conseguiu ameaçar a defesa gremista em cobrança de falta do zagueiro Henrique, aos 11 minutos. O chute forte passou perto da meta de Brenno, goleiro do Grêmio.
Os minutos seguintes foram do Tricolor, que já tinha a vantagem e buscou ampliar. Primeiro aos 23min, quando Marcelo Pitol defendeu chute de Churín. No rebote, Ferreira se livrou da marcação e teve a finalização bloqueada por Thiago Sales.
Com liberdade pelo lado esquerdo, Ferreira seguiu levando perigo. Aos 25 min, ele invadiu a área, chutou colocado, e bola bateu na trave e foi para a linha de fundo. Percebendo que o caminho estava aberto, Ferreira apareceu por ali 10 minutos depois. Em jogada de velocidade, ele se livrou da marcação Carlos Alberto e Henrique, e bateu no canto. Desta vez, a bola foi para o fundo do gol, marcando 2 a 0 no placar.
Os minutos finais foram do Grêmio administrando o placar agregado de 4 a 1. A equipe da casa quase ampliou com Guilherme Azevedo, que teve uma finalização defendida por Pitol. Entretanto, o 2 a 0 para os gremistas foi o placar final, com o Caxias sendo eliminado do Campeonato Gaúcho com duas derrotas para o Tricolor.
Ficha técnica
Grêmio 2 x 0 Caxias
Campeonato Gaúcho 2021 - Semifinal (volta)
Local: Arena, Porto Alegre
Data: 9/5/2021
GRÊMIO
Brenno; Vanderson (Rafinha), Pedro Geromel, Ruan e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Lucas Silva), Matheus Henrique (Maicon) e Darlan; Luiz Fernando (Guilherme Azevedo), Ferreira e Diego Souza (Diego Churin). Técnico: Tiago Nunes
CAXIAS
Marcelo Pitol; Marlon, Guilherme Mattis (Henrique), Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Tontini (Gleydson) e Diogo Oliveira (Carlos Alberto); John Cley (Vidaletti), Gustavo Ramos (John Lennon) e Giovane Gomez Técnico: Rafael Lacerda
Gols: Matheus Henrique e Ferreira
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Leirson Peng Martins e Fabricio Lima Baseggio. VAR: Caio Max Augusto Vieira
Cartões Amarelos: Gustavo Ramos, Marlon (Cax)