O Caxias está fora da Copa do Brasil. Assim como na participação de 2018, o time grená foi melhor, teve maior posse, as melhores chances, dois pênaltis não assinalados pelo árbitro Lucas Canetto Belotte e acabou empatando com o Botafogo em 1 a 1. Como a igualdade era a vantagem do alvinegro carioca, o time do técnico Rafael Lacerda acabou eliminado no Estádio Centenário, nesta quarta-feira (5).
O foco volta ao Gauchão, onde o Caxias está classificado à semifinal da Taça Ewaldo Poeta. No domingo (9), o time do Centenário visita o Esportivo na Montanha dos Vinhedos e precisa vencer para garantir a classificação como líder do grupo B.
O time grená teve um bom primeiro tempo, só não foi melhor porque nas duas conclusões da equipe da estrela solitária, uma terminou na rede, e o time perdeu duas chances claras que poderiam garantir a virada.
Nem bem a partida havia começado, o meia Carlos Alberto roubou uma bola no meio e chutou fraco, para fora. Aos quatro minutos, Vinícius Baiano arriscou da intermediária e Gatito Fernandez fez a defesa. Aos nove, Diogo Oliveira tentou o chute da entrada da área e a bola desviou de Joel Carli.
O problema que aos 13, em cobrança de falta executada por Bruno Nazario da direita, Joel Carli desviou e Pedro Raul concluiu para o gol: 1 a 0 Botafogo.
Mas o time grená não se abalou. Aos 18, Carlos Alberto dominou na intermediária e soltou uma bomba. Gatito até encostou na bola, mas ela bateu no travessão e entrou. Golaço de empate para o Caxias.
O time do técnico interino Jeferson Ribeiro dominou as ações e alugou o campo dos cariocas. Aos 34, Vinícius Baiano saiu na cara do gol, livre, e tocou fraco. Gatito conseguiu a defesa. Já na reta final, aos 43, Gilmar dominou na área e cruzou, a bola tocou na mão do zagueiro Marcelo Benevenuto e o árbitro Lucas Belotte não assinalou a penalidade clara.
Na sequência do lance, o Botafogo teve uma falta. Na cobrança para área, Pedro Raul conseguiu mais uma cabeçada e Pitol fez uma defesa providencial, salvando os grenás.
Na volta do intervalo, o Botafogo conseguiu melhorar seu rendimento. Aos sete, Pitol defendeu chute cruzado de Pedro Raul. No lance seguinte, o camisa 9 alvinegro ainda teve a chance no cabeceio. Melhor para o goleiro grená.
O Caxias voltou a ter uma conclusão aos 19. Carlos Alberto arriscou de longe, mas Gatito fez a defesa com segurança. Aos 22, Gilmar chegou na área e chutou para fora. Aos 29, Tilica recebeu na área e chutou em cima da marcação.
Aos 46, a bola sobrou para Da Silva que chutou de esquerda e a bola desviou na defesa, salvando o alvinegro carioca. No último lance, a bola ainda tocou a mão do jogador do Botafogo e o juiz não assinalou a penalidade. A partida terminou em confusão com a arbitragem e a eliminação grená da competição.
Ficha técnica
Caxias 1x1 Botafogo
Copa do Brasil — Primeira fase (jogo único)
Estádio Centenário
Caxias: Marcelo Pitol; Ivan, Laercio, Thiago Sales e Bruno Ré; Yuri (Da Silva, 43/2º), Carlos Alberto; Vinícius Baiano (Bruninho, 28/2º), Diogo Oliveira e Juninho Potiguar (Tilica, 16/2º); Gilmar. Técnico Jeferson Ribeiro.
Botafogo: Gatito Fernandez; Fernando, Marcelo Benevenuto, Joel Carli e Guilherme Santos (Danilo Barcelos, 19/2º); Cícero, Tiaguinho, Alex Santa e Bruno Nazário (Rafael Navarro, 43/2º); Luís Henrique (Kanu, 50/2º) e Pedro Raul. Técnico Alberto Valentim.
Gols: Pedro Raul (B), aos 13min, Carlos Alberto (C), aos 18min, no primeiro tempo.
Árbitro: Lucas Canetto Belotte, auxiliado por Miguel Ribeiro da Costa e Evandro de Melo Lima.
Amarelos: Vinícius Baiano, Bruno Ré, Marcelo Pitol, Gilmar, Carlos Alberto (C); Pedro Raul (B)