O Caxias está em desvantagem na semifinal do Campeonato Gaúcho. A equipe grená perdeu, por 2 a 1, para o Grêmio e precisa reverter no jogo do próximo domingo (9), na Arena, em Porto Alegre. O time da Serra teve um gol anulado pelo VAR e o Tricolor teve um pênalti marcado pelo árbitro de vídeo. Após o jogo, o técnico Rafael Lacerda fez duras críticas ao árbitro Vinicius Gomes do Amaral e as decisões tomadas através do VAR.
— Quem bom que o Brasil viu. Comentários em rede nacional. Queria entender: o regulamento começou com o VAR só na final. Por que mudou para a semifinal? Receio de uma final do interior? Muito estranho. As decisões totalmente equivocadas. Eu conheço o Vinicius Amaral desde quando eu jogava. Ele é muito novo ainda para esse tipo de jogo. É um cara que não está preparado ainda. Além de ter uma arbitragem inexperiente, o VAR também. O lance do pênalti teve contato, mas só olhar a imagem. Os dois jogadores olhando a bola. Será que se fosse o contrário marcaria? — comentou Lacerda, que completou sobre os lances polêmicos:
— O lance do gol anulado do Caxias, não muda a trajetória da bola. A vitória do Grêmio não foi no campo. O placar justo seria 2 a 1 Caxias. Hoje não foi um contra todos. Foi um contra 17. 11 do Grêmio, arbitro, bandeiras, VAR. Me desculpa. O resultado foi definido pela arbitragem.
Além da reclamação quanto ao desempenho do árbitro Vinicius Gomes do Amaral, o técnico Rafael Lacerda fez um apelo à Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O treinador pediu para que Anderson Daronco, Leandro Vuaden, Jean Pierre Lima ou Daniel Nobre Bins seja o árbitro da partida de volta.
— A arbitragem foi determinante. Na minha opinião, muito mal. O Caxias está na briga. Isso valoriza o trabalho do Caxias. A gente é sério pra caramba. O que o Caxias jogou a partir dos 30 minutos, o Lanús não jogou contra o Grêmio. O Caxias está na briga. Respeitamos o Grêmio. Ano passado, muita gente achou que estávamos fora do título com o 2 a 0 e incomodamos. Fica um pedido para a FGF: Escalem os melhores. Eu tenho certeza que vai ser Daronco, Jean Pierre, Bins ou Vuaden. Por favor. Se a gente perder, que perca para o grande time do Grêmio. Hoje não foi. Hoje foi para a arbitragem — finalizou.