A pré-temporada do Caxias, iniciada em 11 de janeiro, ganhou mais alguns dias com a confirmação da estreia do time no Gauchão somente em 3 de março, contra o São José, em Porto Alegre. Antes disso, o técnico Rafael Lacerda terá neste sábado (20) mais um teste com seu grupo na preparação para o Estadual. A partir das 17h, no Estádio do Vale, o grená fará seu quarto confronto de 2021, contra o Novo Hamburgo, na segunda partida amistosa do ano.
Faltando 11 dias para o início do Gauchão para a equipe grená, a exigência de Lacerda quanto a seu time muda em relação aos enfrentamentos com Grêmio sub-20, Esportivo e Aimoré. Tão perto da competição, o ritmo esperado é mais intenso.
— Nível de competitividade de jogo. Claro que tem a questão do acumulo de treinos. Tínhamos programado, para esse jogo contra o Novo Hamburgo, baixar a carga (de treinos). Com a notícia do adiamento da nossa estreia, treinamos em dois turnos hoje (sexta-feira). Então vou cobrar ritmo de jogo, mas talvez nos 90 minutos fique um pouquinho complicado — admitiu Lacerda.
O adiamento do jogo contra o Grêmio, que seria na primeira rodada do Gauchão, incomodou o técnico grená. Mesmo com o tempo maior de preparação e a possibilidade de realizar mais uma partida amistosa, Lacerda não poupou críticas à decisão da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) de não transferir o confronto diante do tricolor para a data imediatamente a seguir.
— Para nós, mesmo sendo o Grêmio, um clube dos maiores do Brasil, seria interessante estrear contra o Grêmio. Ele está em um decisão de Copa do Brasil e jogaríamos entre as finais, onde estariam totalmente focados nessa decisão. Mas, infelizmente, e não estou reclamando, a Federação faz o campeonato para a dupla Gre-Nal. Essa é a verdade — afirma Lacerda, recordando situações da última temporada para validar sua opinião:
— Ano passado, quem decidiu as datas da final? Não foi o Caxias, não foi a Federação. Quem definiu foi o Grêmio e o Caxias só teve que cumprir. O campeonato é direcionado para a dupla Gre-Nal. Lá de vez em quando aparece um Caxias, que vai e faz uma final, um Brasil-Pel, um Juventude, que entram ali, tiram um da dupla Gre-Nal. A gente sabe que isso não é bom para o contexto. Agora, quando vamos jogar contra o Grêmio? Vamos jogar quando o Grêmio definir que a gente deve jogar contra eles. Mas isso faz parte do contexto.
A estreia será contra o Zequinha e o amistoso deste sábado contra o Noia. E, pensando nos confrontos que têm data marcada, Lacerda concentra suas atenções, a começar pelo teste no Estádio do Vale:
— Uma expectativa boa, principalmente pela evolução da equipe, que achei que teve no amistoso contra o Aimoré. A questão física já está em um estágio que considero praticamente ideal, próximo do que teremos na estreia.
Depois do jogo deste sábado, o Caxias terá mais dois testes: na quarta-feira (24), contra o Santa Cruz, e na quinta (25), com uma formação reserva, diante do time de transição do Grêmio.