O Juventude deu um bom motivo para o torcedor começar 2021 comemorando. Depois do tropeço — antes do Natal — diante do Operário-PR, a equipe do técnico Pintado proporcionou alegrias aos alviverdes, ao derrotar a Ponte Preta — adversária direta na busca pelo acesso — pelo placar de 2 a 1, de virada. Os gols foram marcados por Rogério e Rafael Grampola, para os mandantes. Barreto abriu o placar para a Macaca.
Com o triunfo, o time da Serra termina 2020 entre os quatro melhores da Série B, na terceira colocação, com 52 pontos conquistados e, de acordo com a pontuação dos últimos anos, a 11 da Série A.
Os resultados da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B podem fazer com que o Juventude abra uma vantagem de três pontos em relação ao quinto colocado, e cinco em relação ao sexto. Para isso, o confronto entre CSA e Sampaio Corrêa precisa terminar empatado, e o América-MG tem de derrotar o Guarani.
Na próxima rodada, o Juventude terá outro confronto direto pela frente. Desta vez, diante do Cuiabá. A partida está marcada para a próxima terça-feira (5), na Arena Pantanal, com início previsto para 21h30min.
Sem emoções
No começo do jogo, a Ponte Preta tentava ser mais ofensiva que o Juventude, mesmo jogando fora de casa, mas não conseguia dar trabalho ao goleiro Marcelo Carné. Aos cinco minutos, Matheus Peixoto cruzou por baixo para Bruno Rodrigues, que conseguiu finalizar, mas pela linha de fundo. Depois, aos sete, Camilo cobrou falta da direita. Luizão cabeceou, sozinho na área, mas mandou sobre o gol.
Aos 12, Lazaroni recebeu na grande área e tentou a finalização, mas o zagueiro Emerson conseguiu afastar. Posteriormente, aos 23, Luan Dias bateu para o gol, dentro da área, mas Marcelo Carné fez, tranquilamente, a defesa.
O Juventude até teve chance de assustar a Ponte aos 26, mas desperdiçou. Em falta cobrada na intermediária, a bola foi rolado para João Paulo que mandou na barreira. Na sequência, os paulistas ficaram com a posse de bola.
Ainda na primeira etapa, a Ponte chegou próxima do gol aos 38. Camilo foi derrubado na intermediária e a arbitragem marcou falta. Ele mesmo cobrou, mas mandou para fora.
O Juventude encontrava dificuldades para criar jogadas e assustar a defesa da Ponte Preta. A primeira finalização do time alviverde com algum perigo veio apenas aos 41. Rogério recebeu, quase na linha de fundo, e bateu em direção ao gol. No entanto, o goleiro Ygor Vinhas estava atento ao lance e fez grande defesa.
A última chance do primeiro tempo também foi alviverde. Aos 48, Eltinho cruzou na área para Capixaba, que tentou o desvio de calcanhar, mas mandou para fora.
Jogo movimentado
O Juventude começou a segunda etapa melhor do que a Ponte Preta. Aos dois, Neto cobrou falta no lado direito de ataque e mandou para a grande área. Rogério conseguiu cabecear, mas a bola foi pela linha de fundo. No minuto seguinte, Wellington arriscou de longe, mas mandou para fora.
Mesmo com o bom início do Ju, quem saiu na frente foi a Ponte Preta. Aos cinco, Camilo cobrou escanteio e a bola sobrou para Bruno Rodrigues. Ele tentou o chute, mas a defesa desviou. Barreto ficou com a sobra e mandou para o fundo das redes: 1 a 0.
O Juventude, por sua vez, reagiu no minuto seguinte, sem dar tempo para o torcedor da Macaca comemorar. Aos seis, Rogério recebeu na meia-lua e mandou de bicicleta no cantinho do goleiro Ygor Vinhas: 1 a 1. Um golaço.
Aos 17, Capixaba tentou colocar o Juventude na frente. O atacante alviverde recebeu na direita e bateu rasteiro, mas parou no goleiro da Ponte. Na sequência, foi a vez dos paulistas assustarem. Aos 20, Guilherme Pato bateu forte e cruzado, mas também parou no goleiro adversário.
A virada alviverde veio aos 31, em jogada construída por três jogadores que vieram do banco de reservas. Na esquerda, Neto deu o passe para Matheuzinho, que cruzou para Rafael Grampola cabecear, sozinho, para o fundo das redes: 2 a 1 para o Ju.
O final foi tenso para os donos da casa. A Ponte ainda tentou buscar a igualdade aos 42. Bruno Rodrigues fez o levantamento e Neto afastou. No entanto, na sequência, Moisés pegou a sobra e mandou muito perto do gol. Depois, aos 45, Tiago Orobó desviou para o gol, mas a bola ficou com o goleiro Marcelo Carné.
O Ju soube segurar a pressão e o resultado, fundamental para as pretensões de acesso.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro da Série B - 32ª rodada
Juventude 2x1 Ponte Preta
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Data: 30/12/2020
Juventude
Marcelo Carné; Luís Ricardo, Wellington, Emerson (Nery Bareiro, 20/1º) e Eltinho; João Paulo, Gustavo Bochecha (Everton, intervalo); Rogério (Matheuzinho, 24/2º), Renato Cajá (Neto, intervalo) e Capixaba; Roberto (Rafael Grampola, intervalo). Técnico: Pintado.
Ponte Preta
Ygor Vinhas, Léo Pereira, Luizão, Wellington Carvalho e Guilherme Lazaroni; Barreto (Tiago Orobô, 24/2º), Vinicius Zanocelo (Neto Moura, 37/2º) e Camilo (Moisés, 37/2º); Luan Dias (Guilherme Pato, 9/2º), Bruno Rodrigues e Matheus Peixoto (Bruno Reis, 24/2º). Técnico: Fábio Moreno.
Gols: Barreto (P), aos cinco minutos; Rogério (J) , aos seis, Rafael Grampola (J), aos 31 do segundo tempo.
Árbitro: Ronei Candido Alves, auxiliado por Ricardo Junio de Souza e Magno Arantes Lira. O trio é de Minas Gerais.
Cartões amarelos: Luan Dias, Luizão, Guilherme Lazaroni, Tiago Orobô, Bruno Rodrigues, Léo Pereira (P); Pintado, Wellington, Eltinho (J)