O Juventude tinha a chance de ampliar a vantagem sobre os adversários e até de terminar a rodada na terceira colocação, mas desperdiçou. Na tarde desta terça-feira (22), a equipe alviverde foi derrotada por 3 a 0 para o Operário-PR, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. A partida foi válida pela 31ª rodada da Série B e, inclusive, foi a derrota com placar mais elástico do time da Serra no Campeonato Brasileiro deste ano.
No entanto, mesmo com o resultado adverso, o Juventude permanece na zona de classificação. Isso porque, o Sampaio Corrêa, quinto colocado, tem quatro pontos a menos que o alviverde. Ou seja, não consegue alcançá-lo nesta rodada. Na próxima quarta-feira (30), o time alviverde volta a campo, diante da Ponte Preta. A partida ocorre no Estádio Alfredo Jaconi, a partir das 17h.
O jogo
Logo aos cinco minutos, um erro da defesa alviverde quase culminou em gol do Operário-PR. O zagueiro Emerson recuou errado para Marcelo Carné e o atacante Ricardo Bueno foi para a dividida com o goleiro do Juventude. No entanto, para a sorte do time da Serra, Carné conseguiu mandar para lateral e espantar o perigo.
Depois, os mandantes tentaram duas vezes com chutes de longe. O primeiro aos seis, quando Tomas Bastos finalizou da entrada da área, mas mandou muito forte, por cima do gol. Na sequência, aos 17, Fabiano tentou de fora da área, mas também colocou força demais, mandando a bola por cima da meta, sem perigo para a defesa do Ju.
O único time que buscava o gol, conseguiu marcá-lo aos 21. Douglas Coutinho cruzou para Ricardo Bueno, sozinho na área, que cabeceou para o fundo das redes e abriu o placar no Germano Krüger: 1 a 0.
Foi aos 24, com o lateral-direito Igor — que aos nove até tinha tentado levar perigo ao Operário-PR, mas não encontrou ninguém na área para ajudá-lo — que o Juventude teve a sua primeira finalização. O atleta invadiu a área e bateu cruzado, no entanto, a bola saiu pela linha de fundo. A arbitragem chegou a marcar escanteio, o Juventude cobrou curto e desperdiçou qualquer oportunidade de assustar o Fantasma.
Na sequência, passou novamente pelos pés de Igor a chance de empate do Ju. Aos 23, depois de falta cobrada por Renato Cajá, a bola sobrou para o lateral, que finalizou com perigo, mas para fora.
O estreante Rogério, por sua vez, teve sua primeira participação relevante no jogo apenas aos 45. O atacante arrancou pelo lado direito de ataque e bateu para o gol, no entanto, mandou pela linha de fundo, sem exigir os trabalhos do goleiro Martín Rodríguez. Assim, a primeira etapa findou com vantagem para a equipe paranaense.
Derrota decretada
Aos seis minutos da segunda etapa, uma jogada polêmica em cima do atacante Rogério. O atleta caiu na área e pediu pênalti, após contato de Ricardo Silva. A arbitragem, no entanto, entendeu como lance normal e mandou seguir o jogo.
Aos 12, Roberto, que substituiu Rogério, fez boa jogada pelo lado esquerdo de ataque, mas acabou derrubado pela defesa do Operário-PR. Na cobrança de falta, Tomas Bastos afastou.
Na sequência, aos 22, foi Capixaba que tentou igualar o placar. Depois de troca de passes com Renato Cajá, o atacante mandou forte para o gol, mas por cima da meta. Três minutos depois, em cobrança de falta, Tarta finalizou direto para o gol, mas parou em Martín Rodríguez.
O Juventude desperdiçou as chances de marcar, mas não se pode dizer o mesmo do Operário-PR. Aos 28, Rafael Oller recebeu no lado direito de ataque, passou por Bispo, Emerson e Wellington e finalizou na saída de Marcelo Carné: 2 a 0.
Os paranaenses ainda marcaram o terceiro, com participação do ex-jogador do Juventude, Pedro Ken. Aos 39, ele roubou a bola, na área de ataque do alviverde, e deu o passe para Douglas Coutinho, que invadiu a área e ampliou o placar: 3 a 0.
Nos minutos finais, o alviverde até tentou descontar, mas sem sucesso. Primeiro, aos 41, com Igor, que cobrou falta para o Juventude, mas mandou sobre o gol. Na sequência, aos 44, Capixaba passou pela marcação do Operário-PR, ingressou na grande área, mas não conseguiu a finalização, deixando a bola com o goleiro do Fantasma. A última chance veio aos 46, em cabeceio de Bambam, que também foi para fora.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro da Série B - 31ª rodada
Operário-PR 3x0 Juventude
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa
Data: 22/12/2020
Operário-PR
Martín Rodríguez; Sávio, Reniê, Ricardo Silva e Fabiano (Fábio Alemão, 41/2º); Jiménez, Marcelo (Rafael Chorão, 14/2º) e Tomas Bastos (Pedro Ken, 33/2º); Douglas Coutinho, Ricardo Bueno (Schumacher, 41/2º) e Rafael Oller (Maranhão, 33/2º). Técnico: Matheus Costa.
Juventude
Marcelo Carné; Igor, Wellington, Emerson (Marciel, 31/2º) e Eltinho; Gabriel Bispo, Gustavo Bochecha; Matheuzinho (Capixaba, intervalo), Renato Cajá (Tarta, 23/2º) e Éverton (Bambam, 23/2º); Rogério (Roberto, 8/2º). Técnico: Pintado.
Gol: Ricardo Bueno, aos 21 minutos do primeiro tempo; Rafael Oller, aos 28, e Douglas Coutinho, aos 29, do segundo tempo.
Árbitro: Tiago Nascimento dos Santos, auxiliado por Fernando Antonio da Silva Junior e John Andson Alves Ribeiro. O trio é de Pernambuco.
Cartões amarelos: Marcelo, Matheus Costa, Rafael Chorão (O); Igor, Gustavo Bochecha (J)