O Caxias está eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro. Na edição deste ano, a equipe grená fez a pior campanha das últimas três temporadas do clube na competição nacional. Em 2018 e 2019, chegou até as quartas de final, o mata-mata que valia o acesso. No entanto, foi eliminado para Treze-PB e Manaus, respectivamente. Já nesta temporada, caiu na segunda fase.
O técnico Rafael Lacerda era auxiliar no ano passado. Em 2016, o time foi eliminado na segunda fase para o Inter de Lages, e ele era zagueiro e capitão da equipe que conseguiu o título da Divisão de Acesso.
— É difícil falar agora, porque lá em 2016 não subimos e perdemos no primeiro mata-mata. Em 2018, foi no último, em 2019 foi no último. Agora, foi no primeiro mata-mata. Isso não tem diferença. Primeiro e último não têm diferença. Lógico, que agora virá um monte de coisa, porque foi o primeiro mata-mata, mas não tem diferença. Difícil citar o que o Caxias aprendeu, porque há anos já estamos falando isso. Temos que continuar trabalhando e esperar o futuro — disse o técnico Rafael Lacerda.
Em 16 jogos disputados na Série D do Campeonato Brasileiro, neste ano, o Caxias teve seis vitórias, seis empates e quatro derrotas. Foram 19 gols marcados e 12 gols sofridos. Aproveitamento de 50%. O time iniciou a competição com três vitórias consecutivas contra São Caetano, Tubarão e Pelotas. Porém, depois foram seis partidas na sequência sem vencer até ganhar do Joinville por 1 a 0. Posteriormente, foram três empates seguidos até vencer o São Caetano na última rodada e classificar em terceiro lugar para encarar o Mirassol.
No ano passado, a competição tinha menos jogos na primeira fase. O Caxias classificou em segundo lugar no grupo com 11 pontos, dois a menos que o Cianorte. Na segunda fase, passou pelo Avenida, após dois 0 a 0. O time venceu nos pênaltis em Santa Cruz do Sul. Nas oitavas de final, encarou o Cianorte e empatou em 0 a 0 em casa e venceu fora por 2 a 1.
No mata-mata decisivo, ganhou do Manaus por 1 a 0 em Caxias do Sul, mas perdeu por 3 a 0 no Amazonas. Em 2019, foram 12 jogos, cinco vitórias, cinco empates e duas derrotas. Um total de 11 gols marcados e oito sofridos, com 55% de aproveitamento.
Já em 2018, o Caxias fez uma das melhores campanhas da primeira fase. Terminou como líder do grupo e invicto. Na segunda fase, passou pelo Maringá. Nas oitavas, foi a vez do Uberlândia. O time grená chegou com a invencibilidade para enfrentar o Treze-PB e perdeu os dois jogos. 1 a 0 fora e 3 a 1 em casa. A campanha teve 12 jogos, sete vitórias, três empates e duas derrotas. 21 gols marcados e nove sofridos. 66,6% de aproveitamento.
Números na Série D
2018 - 12 jogos, sete vitórias, três empates e duas derrotas. 21 gols marcados e nove sofridos.
66,6 % de aproveitamento.
2019 - 12 jogos, cinco vitórias, cinco empates e duas derrotas. 11 gols marcados e oito sofridos. Aproveitamento 55 %.
2020 - 16 jogos, seis vitórias, seis empates e quatro derrotas. 19 gols marcados e 12 sofridos. 50% de aproveitamento.