O cenário era complicado e o Caxias precisava vencer e torcer. No final da rodada, deu tudo certo. Sem dificuldades, o time grená goleou o fraco São Caetano por 6 a 0, os resultados paralelos ajudaram e a equipe do técnico Rafael Lacerda acabou na terceira colocação do Grupo A-8, com 21 pontos.
O rival na próxima fase será o Mirassol, com o duelo de ida no Centenário e a volta no interior paulista. As datas e horários dos confrontos devem ser definidos no início da próxima semana pela CBF.
Os gols deste sábado foram marcados por Giovane Gomez, Marabá, Bruninho, duas vezes, Vidaletti e Claudinho, de pênalti.
Precisando do resultado positivo, a equipe grená iniciou na pressão. Logo no primeiro lance, Ivan cobrou escanteio pela direita e Giovane Gomez cabeceou sobre o gol. No segundo minuto, outro escanteio e Marabá arriscou um chute cruzado, sem direção.
Aos seis, mais uma chegada forte da equipe grená. Carlos Alberto recebeu com liberdade pela meia direita e cruzou com categoria. Tontini, livre, cabeceou na trave. No rebote, Bruninho dividiu com o zagueiro e a bola sobrou para o goleiro Arthur.
Era um jogo de praticamente um time só no ataque. Porém, faltava tranquilidade no último passe. As melhores chances surgiam na bola parada. Aos 19, Ivan arriscou a cobrança de falta direta, mas Arthur defendeu sem dificuldade. Aos 22, após roubada na intermediária, Campanholo arrancou pela direita, puxou para o meio e finalizou fraco. No minuto seguinte, Bruninho fez jogada individual e tocou para trás. Tontini errou mais uma vez a pontaria.
De tanto insistir o gol saiu. Aos 25, Carlos Alberto cruzou da esquerda e Giovane Gomez, completamente livre, desviou de cabeça, no canto, para abrir o placar: 1 a 0.
O domínio grená era total. Pela esquerda, Bruninho recebeu, driblou com muita facilidade o lateral Lucas e chutou forte para grande defesa de Arthur. Aos 33, após boa triangulação, Campanholo perdeu grande chance na pequena área.
O São Caetano só foi levar perigo aos 41. Renan recebeu na entrada da área, dominou e mandou rente à trave. A resposta grená também foi perigosa e parou na trave. Ivan levantou da direita e Bruninho ganhou no alto e cabeceou no poste.
Aos 45, Matheus Eduardo mandou para a área, Pitol falhou e Emerson Lima pegou o rebote. No chute, o goleiro grená se recuperou e fez a defesa.
Na segunda etapa, com Diogo Oliveira e Eduardo Diniz como novidades no time, o Caxias voltou a pressionar. Logo aos dois minutos, após cobrança de escanteio, Marabá finalizou cruzado, a bola desviou no meio do caminho e entrou no cantinho, após tocar de leve na trave: 2 a 0.
O terceiro saiu logo na sequência, Giovane Gomez segurou o zagueiro e deixou Bruninho livre, cara a cara com o goleiro. O atacante, que voltou ao time neste sábado, tocou rasteiro e marcou mais um gol.
O cenário da partida permaneceu o mesmo diante da fragilidade do Azulão. Aos 17, Ivan cobrou falta na meia esquerda, o goleiro Arthur espalmou para o lado e Bruninho, de voleio, mandou para a rede: 4 a 0.
O jogo era muito fácil e o Caxias criava chances a todo momento. Ao mesmo tempo, o torcedor ficava atento aos resultados paralelos, que garantiram o avanço à próxima fase. O quinto gol veio aos 39. Após cruzamento de Matheuzinho da direita, Vidaletti, que havia iniciado a jogada, apareceu entre os zagueiros do São Caetano e cabeceou para ampliar a goleada. E tinha tempo para mais. Aos 41, Diogo Oliveira foi derrubado na área. Pênalti que Claudinho converteu com extrema tranquilidade.
Foi o suficiente para o time grená confirmar a classificação à segunda fase da Série D. Um novo campeonato se inicia a partir dos mata-matas.
Caxias
Marcelo Pitol; Ivan, Rafael Goiano, Thiago Sales e Bruno Ré (Eduardo Diniz, int., depois Vidaletti, 25/2º); Carlos Alberto (Matheuzinho, 19/2º), Marabá e Tontini; Bruninho (Claudinho, 25/2º), Giovane Gomez e Marcelo Campanholo (Diogo Oliveira, int,). Técnico: Lacerda
São Caetano
Arthur; Lucas Saturnino, Polidoro, Marquinhos (Bruno, 22/2º) e Matheus Eduardo; Braz e Douglas; João Gurgel, Emerson Lima (Rafael Menezes, 14/2º), Rafinha (William Amorim, 33/1º) e Renan (Ruan Américo, 22/2º). Técnico: Lucas Moura (interino)
Gols: Giovane Gomez (C), aos 25min, no primeiro tempo. Marabá (C), aos 2min, Bruninho (C), aos 6min e 17min, Vidaletti (C), aos 39min, Claudinho (C), de pênalti, aos 41min, na segunda etapa.
Árbitro: Eduardo Fernandes Teixeira (TO), auxiliado por Mateus Olivério Rocha e Maíra Moreira (ambos do RS).
Amarelos: Vidaletti (C); Lucas Saturnino (S).
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul.