O Caxias foi até o interior paulista enfrentar o Mirassol, neste domingo (13), no Estádio José Maria de Campos Maia, e perdeu no tempo normal por 1 a 0. Como no primeiro jogo, o resultado foi o mesmo, com vitória grená, o duelo foi para os pênaltis. Nas cobranças, o time grená foi incompetente e errou todas, com Diogo Oliveira, Carlos Alberto e Claudinho. Vitória dos paulistas por 3 a 0.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Caxias criou grande expectativa, mas acaba eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro e não consegue o acesso à terceira Divisão Nacional.
Depois de cair para o Treze-PB e para o Manaus (ambos último mata-mata para o acesso), agora cai no primeira eliminatória da quarta divisão nacional. O sonho do retorno à Série C é adiado em mais um ano na competição nacional.
Mirassol melhor
O técnico Rafael Lacerda foi obrigado a mudar a formação titular do Caxias. Quatro titulares desfalcaram o time neste segundo jogo: o lateral-direito Ivan, o zagueiro Thiago Sales, o lateral-esquerdo Bruno Ré e o centroavante Giovane Gomez. Além deles, Eduardo Diniz, reserva imediato para as laterais, ficou fora por lesão. Assim, o treinador teve que alterar a defesa e improvisar nas laterais.
O jogo começou bem disputado e com equilíbrio nas ações. Porém, esse panorama não demorou muito para mudar. O Mirassol, em desvantagem na disputa, teve a iniciativa de buscar o gol e, aos poucos, tornou-se mais propositivo. A primeira tentativa aconteceu aos nove minutos. Após levantamento na segunda trave, o atacante Fabrício finalizou por cima do gol.
Aos 15, cruzamento do lado direito, o goleiro Marcelo Pitol rebateu para a frente da área e o lateral-esquerdo Moraes finalizou, de primeira, na meia-lua. A bola passou à direita do gol grená. E o Mirassol insistia. Aos 17, Lucas Silva tocou para Vinicius. O lateral-direito do time paulista finalizou por cima.
Após um início com tentativas e mais agressividade dos mandantes, o Caxias também chegou com perigo. Aos 18, o atacante Bruninho fez o toque de calcanhar e, na esquerda, Vidaletti cruzou na entrada da pequena área. Marcelo Campanholo chegou atrasado, mas estava em impedimento. Dois minutos depois, quase o gol grená. Carlos Alberto lançou para dentro da área e o volante Marabá escorou de cabeça para Marcelo Campanholo. O centroavante dominou, girou e finalizou em cima da zaga. No rebate, Marabá chutou torto e para fora.
O Mirassol continuava melhor no jogo. Mais presente no campo ofensivo, com as melhores chances e mais propositivo. Aos 28 minutos, foi premiado. O atacante Fabrício rolou no fundo do campo, dentro da grande área, para o lateral-esquerdo Moraes. Ele cruzou na pequena área, onde estava o atacante João Carlos, que cabeceou para o fundo da rede: Mirassol 1x0 Caxias.
Aos 33, falta para o Mirassol. O meia Cassio Gabriel cobrou no canto esquerdo e Marcelo Pitol espalmou para salvar o Caxias. Aos 38, cruzamento para dentro da área, João Carlos caiu e a arbitragem não marcou pênalti. Na sequência, a bola sobrou para Daniel, que matou no peito e finalizou por cima do gol.
O Caxias só voltou a chegar aos 41. Carlos Alberto colocou uma falta na área e Maílson cabeceou por cima do gol. No entanto, o time da casa continuava melhor na partida e criou mais um lance antes do intervalo. Aos 44, falta perigosa para o Mirassol na entrada da área. O zagueiro Patrick bateu, a bola desviou no atacante João Carlos e passou muito perto da trave direita. Fim da primeira etapa.
Caxias melhora
O Caxias voltou com duas mudanças para o segundo tempo. Felipe Tontini e Diogo Oliveira nos lugares de Rafael Goiano e Marcelo Campanholo. Com menos de um minuto, falta para o Caxias pela direita. Tontini cruzou e o zagueiro Maílson fez o gol de cabeça, mas o impedimento foi marcado.
Na resposta imediata, o Mirassol foi rápido ao ataque e o atacante Fabrício chegou na cara do goleiro Marcelo Pitol. O camisa 1 grená salvou a finalização. Defesaça. Aos quatro minutos, novamente o time da casa chegou. Pela direita, Vinícius cruzou e o atacante Fabrício finalizou por cima do gol.
O Mirassol continuava melhor e com mais ações ofensivas. Aos 17, o atacante Fabrício finalizou e a bola desviou em Maílson e foi para escanteio. Aos 24 minutos, uma grande chance do Caxias no segundo tempo. O meia Diogo Oliveira arriscou de fora da área e o goleiro Jeferson defendeu com a ponta dos dedos e colocou para escanteio.
A equipe grená diminuiu a superioridade do adversário no segundo tempo e assustou em alguns momentos. Aos 36, Marabá cruzou na área e Felipe Tontini, sozinho, cabeceou por cima do gol. Mesmo com a melhora grená, não saiu o gol da classificação no tempo normal. Com a vitória do Mirassol, por 1 a 0, decisão nos pênaltis.
Pênaltis
O Mirassol começou batendo. O atacante Rafael Tavares bateu e marcou: 1 a 0. O Caxias foi com Diogo Oliveira. O meia bateu na trave e errou. O time da casa acertou o segundo com Neto: 2 a 0. O Caxias foi tentar diminuir com Carlos Alberto, que bateu e o goleiro Jeferson defendeu.
O zagueiro Patrick foi para a terceira cobrança e a bola acertou na trave. O Caxias foi para a terceira cobrança com o atacante Claudinho e mandou outra para fora. Na última cobrança, o atacante Fabrício bateu com tranquilidade e classificou os paulistas. Fim de jogo: 3 a 0.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro da Série D - 2ª fase - jogo de volta
Mirassol 1 (3)x (0) 0 Caxias
Local: Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP)
Data: 13/12/2020
Mirassol
Jeferson; Vinicius, Heitor, Patrick e Moraes; Daniel (Alison, 30/2º), Igor (Eduardo, 18/2º) e Cássio Gabriel (Rafael Tavares, 30/2º); João Carlos (Gustavo Henrique, 23/2º), Lucas Silva (Neto, 18/2º) e Fabrício. Técnico: Eduardo Baptista.
Caxias
Marcelo Pitol; Rafael Goiano (Felipe Tontini, int), Maílson, Renato e Vidaletti (Erik, 32/2º); Juliano, Marabá e Carlos Alberto; Bruninho (Claudinho, 30/2º), Mazola (Vinícius Baiano, 36/1º) e Marcelo Campanholo (Diogo Oliveira, int). Técnico: Rafael Lacerda.
Gol: João Carlos, 28 minutos do primeiro tempo (Mirassol)
Pênaltis - Mirassol
Converteram: Rafael Tavares, Neto e Fabrício.
Errou: Patrick
Pênaltis - Caxias
Converteram: ninguém
Erraram: Diogo Oliveira, Carlos Alberto e Claudinho
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Junior, auxiliado por Uesclei Regison Pereira dos Santos e Dimmi Yuri das Chagas Cardoso (trio do Amazonas)
Cartões amarelos: Carlos Alberto, Rafael Goiano, Marcelo Pitol, Felipe Tontini (C); Cássio Gabriel, Daniel (M)