O Caxias define a sua situação para seguir na Série D do Campeonato Brasileiro, neste domingo (13), às 15h30min. Contra o Mirassol, no Estádio José Maria de Campos Maia, no interior paulista, a equipe grená irá bastante modificada. Ao todo, são seis desfalques para o técnico Rafael Lacerda. Sendo que quatro são titulares.
Estão fora da partida o lateral-direito Ivan, o zagueiro Thiago Sales, os laterais-esquerdos Bruno Ré e Eduardo Diniz, o centroavante Giovane Gomez e o meia-atacante Gabriel Davis.
— São situações difíceis. Temos alguns desfalques. Temos jogadores fora por covid, o substituto imediato está machucado. Então, vamos ter algumas improvisações. Não gosto de ficar lamentando, porque temos um grupo com 29 jogadores, justamente para esses momentos. Claro, que queríamos contar com todo o grupo por ser um jogo decisivo, mas são coisas que acontecem. Vamos colocar o jogador que atua perto daquela função ou já jogou ali em outro clube. Eu poderia fazer menos, mas aí eu mudaria todos os setores da equipe — explicou o técnico.
O setor mais prejudicado é a defesa. Em relação à primeira partida, quando o Caxias venceu por 1 a 0, somente o zagueiro Renato irá permanecer. Nas laterais, o treinador precisará improvisar devido aos desfalques. Mesmo assim, Rafael Lacerda tem total segurança na sua equipe para esse jogo decisivo da segunda fase da competição.
—Sempre passei confiança nos treinos. Nós temos um canal aberto de comunicação com os jogadores. Os atletas me falaram. Eu usei uma frase na estreia do Gauchão que aquele time não seria o time da final. Dito e feito. O time não foi o mesmo na final do turno, nem na final do Gauchão, nem na estreia do Brasileiro, nem diante do Mirassol. Por isso, nunca tratei jogador diferente. Eu sei que eles se sentem peça importante — comentou Lacerda, que analisou o risco de tantas mudanças e até algumas improvisações:
— A gente não pode pensar nesta palavra (risco). Tudo é risco na vida da gente. Tudo tem chance de dar certo e errado. É o que temos para fazer. Não nos restam opções. Ninguém tem três centroavantes, três laterais-direitos e três laterais-esquerdos. Estou tranquilo com quem vai entrar. Seria muito fácil eu falar que seria difícil por conta dos desfalques. Eu tiraria a responsabilidade. Não é meu perfil. Estou seguro e confiante.
O provável time do Caxias para enfrentar o Mirassol tem: Marcelo Pitol; Rafael Goiano, Renato, Maílson e Vidaletti; Juliano, Marabá e Carlos Alberto; Bruninho, Mazola e Marcelo Campanholo.
Vantagem
Para classificar, o Caxias basta empatar com o Mirassol. Qualquer resultado de igualdade, classifica o time grená. Uma derrota por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Mesmo com uma pequena vantagem por ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0, o técnico Rafael Lacerda defende que sua equipe precisa jogar como se não houvesse essa situação.
— A gente não pode entrar em campo pensando no resultado (1 a 0 da primeira partida). Tenho certeza que não vai entrar, porque é uma equipe muito experiente. Se entrar no jogo pensando na vantagem, as coisas não dão certo. Não existe vantagem de 1 a 0. Os atletas e eu sabemos a responsabilidade que temos. Defendemos um clube grande, com uma torcida que está no nosso lado, cobra e ajuda. Pedimos pensamento positivo —analisou o comandante grená.
O Caxias só será eliminado no tempo normal se for derrotado por dois ou mais gols de diferença. Na atual temporada, o time perdeu apenas em duas oportunidades por essa quantidade de gols e nenhuma delas foi na Série D. Além disso, nas últimas duas partidas, a equipe não sofreu gol. Fatores que podem aumentar confiança em busca da classificação.
—Começamos bem a Série D, depois tivemos um momento de instabilidade e tomando alguns gols bobos. Voltamos a jogar de uma forma diferente, que nos deu mais consistência defensiva. Os gols que estávamos tomando me incomodava muito. A gente estancou esse problema. Gera uma confiança, mesmo com os desfalques. Nós não treinamos só o time titular e sim todos os atletas. Não vou lamentar os desfalques, vou enaltecer quem está entrando. São atletas que trabalharam duro por essa oportunidade. Estou seguro e confiante que vamos fazer um grande jogo e buscar a classificação — comentou Lacerda, que espera um Mirassol tentando propor o jogo:
— Acredito que o Mirassol vai tentar. É estilo de jogo deles. A gente não vem a São Paulo para se defender. A gente não muda. Temos nosso estilo de jogar o jogo. Se a gente conseguir propor o jogo e ficar com a bola no campo do adversário é o ideal, mas a gente não sabe como será o jogo.
Veja a entrevista completa do técnico Rafael Lacerda