O Caxias derrotou o Mirassol, neste sábado (5), pelo placar de 1 a 0, no Estádio Centenário. O gol do jogo de ida da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D foi marcado por Giovane Gomez. Com o resultado, o time grená tem a vantagem no jogo de volta, que ocorre no domingo (13), às 15h30min, no Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol. Empate ou uma nova vitória no segundo confronto garantem a classificação ao time da Serra.
Em relação ao time que goleou o São Caetano, pela última rodada da primeira fase, o técnico Rafael Lacerda promoveu quatro trocas. Os estreantes Mazola e Renato iniciaram entre os titulares, o volante Juliano retornou ao time e o goleiro André assumiu a camisa 1. Eles entraram nos lugares, respectivamente, de: Marcelo Campanholo, Rafael Goiano, Tontini e Marcelo Pitol, respectivamente.
Gol do centroavante na primeira etapa
O Caxias teve boa chance de abrir o placar logo aos dois minutos. Ivan cobrou escanteio, o goleiro Jeferson fez a defesa parcial, e, na sequência, a zaga paulista afastou. Aos sete, foi a vez do Mirassol chegar próximo do gol. O lateral Luiz Henrique cruzou, Fabrício tentou o cabeceio, mas o goleiro André ficou com a bola.
O gol da primeira etapa surgiu aos 14. Carlos Alberto cruzou para Mazola, dentro da área. O atacante, de cabeça, escorou para que Giovane Gomez marcasse de voleio: 1 a 0 para os grenás.
Os paulistas tentaram o empate aos 30. França cruzou para Fabrício, na pequena área, mas o zagueiro Renato afastou para escanteio. Na sequência, aos 32, o Mirassol teve outra chance, em um bate e rebate na área. No entanto, a bola passou muito próxima do gol, mas foi para fora.
Ainda na primeira etapa, os grenás tiveram a chance de ampliar, aos 37. Bruninho fez jogada pelo lado esquerdo e entrou na área buscando o gol. Na sequência, o atacante finalizou, mas o goleiro Jeferson fez a defesa. No rebote, Bruninho recuperou a bola e tentou o passe para Giovane Gomez ampliar, mas a defesa do Mirassol ficou com a bola.
Superioridade numérica para o Caxias
Logo no início da segunda etapa, aos dois minutos, Patrick cobrou falta frontal direto para o gol. No entanto, o goleiro André fez a defesa. Aos sete, foi a vez do Caxias. Ivan cobrou escanteio e mandou para a pequena área. O goleiro Jeferson fez a defesa e, na sequência, a arbitragem marcou falta de ataque.
O Caxias ainda teve a vantagem da superioridade numérica a partir dos 11 da segunda etapa. Danilo Boza recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso após cometer falta em Ivan.
Aos 27, após cobrança de escanteio de Ivan, a defesa do Mirassol afastou. A bola sobrou para Claudinho, na esquerda, que cruzou para a área, mas parou no goleiro Jeferson.
O Mirassol, mesmo com um a menos, tentava o gol de empate. Aos 32, Netto chutou para o gol, do lado esquerdo de ataque, mas o goleiro André espalmou para escanteio. Na cobrança, a defesa grená afastou. Na sequência, aos 35, Lucas Silva, dentro da área, conseguiu finalizar, mas parou em grande defesa do arqueiro grená.
Aos 41, o Caxias tentou ampliar o placar com Carlos Alberto. O meia arriscou de longe, mas a bola desviou no defensor do Mirassol e foi para escanteio. Na sequência, aos 43, foi a vez dos paulistas. Bruno Ré tocou com a mão na bola em cima da linha da grande área, em lance duvidoso e que gerou muita reclamação dos visitantes. O árbitro marcou falta, que Moraes bateu direto para o gol, mas para fora.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro da Série D - 2ª fase - jogo de ida
Caxias 1x0 Mirassol
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Data: 05/12/2020
Caxias
André; Ivan, Renato, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Carlos Alberto e Marabá (Claudinho, 19/2º); Bruninho (Gabriel Davis, 36/2º) e Mazola (Diogo Oliveira, 19/2º); Giovane Gomez. Técnico: Rafael Lacerda.
Mirassol
Jeferson; Vinicius, Danilo Boza, Patrick e Luiz Henrique (Netto, 30/2º); Daniel, Eduardo (Igor, intervalo) e Cássio Gabriel (Heitor, 12/2º); França (Moraes, intervalo), Lucas Silva e Fabrício (João Carlos, intervalo). Técnico: Eduardo Baptista.
Gol: Giovane Gomez, aos 14 minutos do primeiro tempo.
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf, auxiliado por Leandro dos Santos Ruberdo e Sérgio Alexandre da Silva. O trio é de Mato Grosso do Sul.
Cartões amarelos: Thiago Sales, Claudinho, Bruno Ré (C); Danilo Boza (M) e França (M)
Cartão vermelho: Danilo Boza (M)