A cidade de Caxias do Sul volta a ter representatividade no cenário do basquete feminino do Rio Grande do Sul. Utilizando o nome Caxias do Sul Basquete/Recreio da Juventude, um grupo de atletas e amantes do esporte na cidade encara o desafio de disputar o Campeonato Gaúcho 2019. A competição inicia neste domingo e será disputada por quatro equipes.
A última vez em que a cidade teve um time no Estadual feminino foi há 10 anos, quando o UCS/Galópolis participou do torneio. De lá para cá, várias atletas tiveram que procurar outras agremiações para atuar e seguir mantendo viva a paixão pelo basquete.
— Fiquei bem feliz quando o Maurício (Prévide, presidente do Caxias Basquete) disse que poderíamos usar o nome do time e representar a cidade. Estávamos desde 2017 tentando. Agora é dar o nosso melhor — afirma a pivô Audrin Sirtoli, responsável por fomentar a ideia de trazer de volta um time de basquete feminino em Caxias.
O elenco é comandado por Iula Crespo, que desde muito jovem participava das equipes de base do Recreio da Juventude. Depois, deixou a cidade para seguir no esporte. Agora, ela retornou para liderar esse novo projeto.
— Resgata o que Caxias teve na sua história de basquete há muito tempo. Muitas meninas tentaram nesse período e agora estamos retomando. Serve para resgatar o que já foi um dia o feminino na cidade — afirma a treinadora.
A base da equipe mora em Caxias. Sem ainda contar com investimentos financeiros para a participação nas competições e com a dificuldade de horários — as jogadoras têm atividades paralelas ao basquete —, os treinamentos ficam prejudicados.
— Estamos conseguindo treinar em quadra uma vez por semana só. Apenas com as meninas aqui de Caxias, que é a base de sete jogadoras. As outras, a gente só encontra para jogar. Mas, como temos uma bagagem de jogar juntas há muito tempo, a gente acaba se conhecendo — afirma Audrin.
A primeira etapa da competição ocorre neste domingo, em Porto Alegre. O Caxias/Recreio encara na estreia o CR Esportes, de Osório, às 10h30min. Depois, às 15h, enfrenta o Colégio Sinodal, de São Leopoldo. Ainda participa do Estadual o Caixeiros Viajantes, representante da Capital.
A segunda etapa será em Osório, no dia 29 de setembro, e o encerramento da fase de classificação no Ginásio do Vascão, em Caxias do Sul, no dia 19 de outubro.
É o primeiro passo da equipe, que já conquistou o Aberto de Basquete de Caxias do Sul. Porém, além do sonho de vencer o Gauchão, os próximos objetivos já estão bem traçados.
— O nosso projeto é primeiro começar com a base, que já estamos trabalhando desde o início do ano, e temos cerca de 30 meninas. A partir daí, ter o time adulto, para mais tarde chegar ao objetivo de participar da Liga Nacional de Basquete Feminino — concluiu Iula.