O Caxias do Sul Basquete/Banrisul fecha um ciclo altamente positivo na noite desta terça. O jogo contra o Paulistano, às 19h30min, em São Paulo, é o encerramento do primeiro turno do NBB 10. Até aqui, em 13 jogos disputados, o time caxiense mostra que caminha a passos largos rumo aos playoffs da competição nacional.
Uma vitória hoje – que seria a quarta consecutiva –, levará o time do técnico Rodrigo Barbosa a empatar em pontos com o sexto colocado, o Pinheiros. Com 61,5% de aproveitamento, o Caxias Basquete está apenas dois pontos atrás, mas passar o Bauru, atualmente em quinto.
Por outro lado, uma derrota poderá deixar o time caxiense na nona posição, devido aos critérios de desempate. Para isso, Vitória e Minas terão de vencer. O técnico Rodrigo Barbosa destaca que a campanha está além das expectativas que se tinha antes do campeonato:
— Vamos terminar o turno de uma maneira que lá no início não imaginávamos. Porém, no decorrer do campeonato podemos perceber que isso era totalmente possível. Conseguimos resultados importantes e poderíamos ter uma colocação ainda melhor. A ideia é que possamos encerrar o turno bem e começarmos o returno pelo menos igual ao que fizemos até agora.
Adversário complicado
O Paulistano começou no campeonato com a responsabilidade de ter chegado à decisão do NBB 9 e como campeão paulista. Após um começo irregular, o time do técnico Gustavinho embalou e vem de uma sequência de oito vitórias.
Como mandante ainda está invicto, com sete vitórias – na estreia perdeu para o Bauru no Ginásio Antônio Prado Jr, mas o mando era do time adversário. Rodrigo Barbosa sabe dos riscos para o confronto desta noite:
— É um jogo difícil contra o time que tem a maior sequência de vitórias. Eles correm muito e gostam de impor o ritmo. Vamos tentar controlar esse ritmo deles, nos manter no jogo para que possamos chegar ao final da partida com condições de vencer. É importante não estar correndo atrás deles.