Caxias do Sul teve um salto positivo em outubro de 2023 após retração no mês anterior. Com crescimento nos três principais setores — comércio, indústria e serviços — o incremento foi de 3,8% com relação a setembro. Ao se comparar com outubro de 2022, o número também foi bom, com alta de 4,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, a elevação ficou em 4,7%, sendo 4,8% no acumulado do ano de 2023. Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (5), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC).
No mês de outubro, o setor que mais cresceu foi o comércio, com uma alta de 8,4% em comparação com o mês de setembro. Em relação ao mesmo período de 2022, os números apresentaram uma pequena elevação de 0,4%, enquanto no acumulado do ano está em 1,2%. Conforme o assessor de Economia e Estatística da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias (CDL), Mosár Leandro Ness, o crescimento de outubro foi surpreendente.
Para o especialista, mesmo com as vendas do Dias das Crianças, as expectativas eram baixas, principalmente por se tratar de uma data nichada nas compras de presentes. O economista ressaltou que o ramo duro do comércio, em que se vende, por exemplo, implementos agrícolas e caminhões, teve um crescimento de 7,8%, o que contribuiu para os bons números do setor.
— Por conta da safra que virá, (o comércio) começa a vender, e aí você tem a renovação de algumas frotas, veículos. Então, tudo isso acabou levando para uma expansão mais pronunciada do comércio nesse mês — explica Ness.
Mesmo com o crescimento de quase 9% no mês de outubro em relação a setembro deste ano, Ness é cauteloso com os próximos passos do comércio caxiense. Segundo o economista, os números da Black Friday, que ainda não foram totalmente compilados, não devem seguir a projeção otimista esperada. Por outro lado, o mês de dezembro pode trazer esperança ao setor, principalmente com as vendas de Natal.
— Analiso a série histórica, e a minha expectativa em agosto era fechar (o ano) em 8%, e estávamos com números positivos. Mas o comércio é muito instável, então, infelizmente, essa instabilidade se manifesta neste momento — diz Ness.
Mosár Ness estima que o comércio de Caxias do Sul tenha um crescimento de 3% ao final de 2023. Mesmo abaixo do projetado, destaca que é um número a se comemorar, caso se concretize.
INCERTEZA DOS EMPRESÁRIOS DA INDÚSTRIA
A atividade industrial na cidade no mês de outubro teve um crescimento de 3,9% se comparada a setembro. Conforme os dados apresentados pela CIC, o que puxou esse crescimento foram as compras industriais, que aceleraram 8%, as vendas industriais, com 6,8%, e as horas trabalhadas, que subiram 6,4%.
Quando comparado outubro de 2023 com o mesmo mês em 2022, o incremento foi tímido, ficando em apenas 0,7%. No indicador acumulado do ano, que compara os dez meses de 2023 com o mesmo período de 2022, houve redução -3,2%. Já no que diz respeito ao acumulado dos últimos 12 meses, o índice demonstra retração de -2,8%.
Os números mostraram uma oscilação dentro do setor, em que, desde outubro do ano passado, varia entre meses positivos e negativos. Para o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias, Tarciano Mélo Cardoso, isso se justifica pela falta de confiança dos empresários na economia brasileira.
— Quando se tem essa oscilação, e a gente conversando com empresários é difícil encontrar um que diga: "eu estou confiante na economia, estou acreditando que posso investir e ali na frente vou aferir resultado com meu investimento", isso não existe, você não encontra. E é o resultado que a gente vê nos números — comenta Cardoso.
Entre os três setores que puxam a economia caxiense, o serviços foi o que teve menor crescimento em outubro quando comparado com setembro. O avanço ficou em 0,9% no período. Por outro lado, quando comparado com outubro de 2022, o crescimento foi de 14%. E apresenta uma ascensão de 21,3% no acumulado do ano, sendo que, no acumulado dos últimos 12 meses, ficou em 19,4%.
MAIS DE MIL POSTOS DE TRABALHO
Em outubro, o maior município da Serra gaúcha registrou 7.371 admissões e 6.258 desligamentos, o que resultou em um saldo de 1.113 empregos formais gerados no mês. Pelo segundo mês consecutivo, a indústria foi o que mais gerou vagas, com o saldo total de 545 postos de trabalho ocupados em outubro. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Os serviços, com 288 novos postos de trabalho, e o comércio, com 278, fecham a lista dos três setores que mais geraram empregos no mês.
ANO DEVE FECHAR NO POSITIVO
A expectativa do diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias, Tarciano Cardoso, é de Caxias do Sul feche 2023 no positivo. Para o especialista, a projeção é de que o saldo fique entre 4% e 5%, superando o que é esperado para o Rio Grande do Sul, com 2,5%, e para o Brasil, com 2,8%.
— Acredito que o número já está dado. Não temos expectativa inferior a isso. Geralmente, a indústria performa bem em outubro e novembro. Em dezembro tem questões de férias coletivas, que podem reduzir um pouquinho, mas daí entra o comércio e os serviços — finalizou.